O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Ambiental e Sustentável do Norte de Minas (Codanorte) realiza hoje, às 13h30, a eleição da sua nova diretoria para o biênio 2021/2022, em evento a ser realizado no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), quando os prefeitos Eduardo Rabelo e Walquiria Cardoso, de Francisco Dumont e Varzelândia disputam a presidência. O consórcio é considerado o maior de Minas Gerais nessa área e no dia 10 de dezembro passado recebeu o ministro de Meio Ambiente, Ricardo Salles, que foi a Francisco Dumont encerrar 15 lixões no Norte de Minas.
O presidente em exercício do Codanorte, João Manoel Ribeiro explica que 33 municípios estão aptos a votar e que as chapas podem ser inscritas antes da abertura da sessão. A Assembleia Geral Extraordinária será realizada de forma presencial, cumprindo todas as medidas de proteção quanto a Covid-19, como Termômetro, Álcool em Gel, máscara e número restrito de participantes. Depois de feita a abertura, será realizada a apreciação de eventuais moções de censura; apresentação e aprovação do orçamento para exercício de 2021; nivelamento de informações sobre os programas em andamento; prestação de Contas Exercício 2020 e eleição e posse da nova Diretoria.
Na tarde de ontem (7), o prefeito Eduardo Rabelo, de Francisco Dumont explica que o desafio de quem será eleito é colocar o Codanorte unido e ainda mais atendendo essa demanda gerada pelo Ministério Público, dos municípios acabarem com os lixões a céu aberto. Ele afirma que o município e exemplo quanto à disposição adequada de resíduos, graça ao apoio do Codanorte.
SAMU – Amanhã às 8h30 o Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun Macro Norte) promove reunião do Conselho Diretor para analisar a situação da Diretoria Executiva. O presidente Silvanei Batista exonerou Kelly Cristina Moura em 30 de dezembro, mas como ela tem mandato eletivo, somente pode ser demitida por todo Conselho Diretor. Porém, no dia 31 de dezembro, a Justiça mandou o Cisrun cancelar o edital de convocação da eleição, marcada para dia 12 de janeiro.
No dia 5, o Cisrun foi notificado da decisão, mesmo com a recusa dos funcionários do órgão em assinarem a notificação. O oficial de Justiça registrou a recusa e fez relatório com essa situação. Pela decisão, novo edital tem de ser publicado, com o prazo mínimo de 20 dias para a data da eleição. Os prefeitos Mário Osvaldo, de Francisco Sá; Marcelo Meireles, de São Romão e Norberto Marcelino, de Claro dos Poções, inscreveram chapas para serem candidatos. (GA)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)