Codanorte e Pirapora estudam parceria em gestão do aterro sanitário - Rede Gazeta de Comunicação
Codanorte e Pirapora estudam parceria em gestão do aterro sanitário

O Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte) e a Prefeitura de Pirapora iniciaram conversações com o objetivo do Codanorte assumir a operação do Aterro Sanitário localizado no município, que atualmente está sob responsabilidade do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). O secretário-executivo do Codanorte, Enilson Francisco dos Santos reuniu em Pirapora com o diretor do SAAE Bruno Santos Guimarães e sua assessoria, quando o Codanorte apresentou a proposta para assumir a operação do aterro sanitário municipal.

O presidente do Codanorte, Eduardo Rabelo, prefeito de Francisco Dumont observa que essa co-gestão no Aterro Sanitário é uma iniciativa que merece total apoio, pois o consórcio se consolidou na área ambiental e isso fica constatado quando o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, fez questão de participar do programa Lixo Zero, no Norte de Minas, em parceria com o Codanorte. “Criamos um canal de articulação com o Ministério do Meio Ambiente e o Sistema Estadual de Meio Ambiente, que ajudará todo Norte de Minas”, explica o presidente. O aterro sanitário é fundamental na cadeia do gerenciamento dos resíduos públicos, portanto, se não houver a manutenção adequada à probabilidade de virar um lixão é altíssima.

Segundo o engenheiro ambiental do Codanorte, Pedro Bicalho Maia, “a gestão do aterro sanitário pelo Codanorte irá permitir a finalização de mais seis lixões na região, em: Lassance, Várzea da Palma, Buritizeiro, Jequitaí, Ibiaí e Ponto Chique. Isto significa dizer que serão mais 2.160 toneladas de resíduos por mês que passarão a ter destinação final adequada, evitando a contaminação do solo, da água e outros graves impactos ambientais”. (GA)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: