Codanorte e Escola do Legislativo fazem parceria para palestras sobre meio ambiente - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Codanorte e Escola do Legislativo fazem parceria para palestras sobre meio ambiente

O Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável Ambiental do Norte de Minas (Codanorte) e a Escola do Legislativo de Montes Claros estabeleceram uma parceria onde os alunos das escolas do Norte de Minas que participam do projeto Parlamento Jovem, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, serão capacitados e instruídos sobre o meio ambiente. O diretor da Escola do Legislativo, Carlos Frederico Souza e Silva e a coordenadora do pólo regional do Parlamento Jovem, Clarissa Flaviane se reuniram com o secretário-executivo do Codanorte, Enilson Francisco de Souza, quando alinharam essa parceria.

O Codanorte é o principal consórcio intermunicipal de meio ambiente de Minas Gerais e desde o dia 13 de julho lançou o projeto “Outro Norte”, com a campanha “Quem Ama Separa”, para conscientizar a população da região a fazer a reciclagem dos resíduos e com isso, coletar 15 milhões de recicláveis por ano, nos 86 municípios da região. O presidente do Codanorte, Eduardo Rabello, prefeito de Francisco Dumont, explica que a partir dessa campanha, serão capacitados os multiplicadores em cada município, para estimular a campanha e criar voluntários para ampliar essa mobilização. 

O presidente observa que essa parceria com a Escola do Legislativo ajuda a alcançar os objetivos da campanha, pois envolve centenas de alunos de escolas pública e com isso, agrega a energia e juventude nesse projeto. Eduardo Rabello cita a importância da reciclagem para o meio ambiente e por isso o Codanorte estava criando essa iniciativa que é a maior da área ambiental do Norte de Minas, pois os multiplicadores terão a iniciativa de levar a idéia para todos os municípios.

O ‘Outro Norte’ é uma iniciativa do engenheiro Pedro Bicalho Maia, afirma que esses alunos poderão os multiplicadores do projeto. Ele lembra que o Codanorte tem o suporte para a realização de teatro em praças públicas, escolas, além de cartazes e cartilhas. Os dados mostram que o Brasil recolhe 79 milhões de toneladas de recicláveis e 30 milhões deles são despejados a céu aberto. Ele lembra que o Norte de Minas e a Codanorte já eliminaram 18 lixões a céu aberto e o foco é atingir maior quantidade de cidades na região. O diretor da Escola do Legislativo, Carlos Frederico Souza Silva explica que a decisão de fazer essa parceria com o Codanorte é por saber do potencial do consorcio em atuar nessa área, ainda mais com projetos como o Norte de Minas sem Lixões. (GA)