GIRLENO ALENCAR
O Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte) e a Prefeitura de Itacambira alinharam uma parceria para Implantação da Coleta Seletiva na cidade, com a inserção social dos envolvidos nessa tarefa, inclusive gerando de emprego e renda. O prefeito Geraldo Moisés de Souza e a secretária municipal de Assistência Social, Flávia Oliveira e demais assessores se reuniram com o secretário-executivo do Codanorte, Enilson Francisco Santos, quando discutiram esse novo projeto, aliado também a uma ação na Casa de Apoio de Montes Claros, para os moradores de Itacambira que fazem tratamento de saúde em Montes Claros. Além da área ambiental, o Codanorte também atua na área de assistência social, com uma Casa Abrigo na comarca de Januária.
A secretária municipal assistência social Flavia Oliveira solicitou do Consorcio capacitações, por meio de cursos e palestras, as ações impulsionam a criatividade e permitem o acesso a novas relações de mercado e produção, noções de cooperação, empreendedorismo, planejamento e gestão de pequenos negócios, permitindo a comercialização desse material selecionado, com a geração de empregos e renda. A meta é estimular os catadores de resíduos a terem mais essa opção de renda.
O secretário-executivo do Codanorte, Enilson Francisco dos Santos, acrescenta que o programa “Norte de Minas Sem Lixões” foi concebido pelo consórcio com três etapas principais. A primeira delas se encerrou com 15 lixões desativados na qual o município Itacambira faz parte e a segunda será concluída com os 22 previstos a partir do investimento da compensação da Vale. “Após o encerramento desta segunda etapa, a ideia é viabilizar a terceira, com o encerramento de mais 25 lixões. Nesse caso como são municípios distantes mais de 300 quilômetros de Montes Claros, além da construção de quatro UTCs, também será necessário implantar quatro aterros sanitários de pequeno porte”, revela.
O secretário-executivo do Codanorte, Enilson Francisco dos Santos mostrou ao prefeito Geraldo Moises que o presidente Eduardo Rabelo, prefeito de Francisco Dumont estabeleceu como meta a ampliação da quantidade de municípios que serão atendidos no Programa Norte de Minas Sem Lixões e por isso, procurou tanto o Governo Federal com pedido de recursos para criar mais Usinas de Triagem e Compostagem como no transbordo do lixo, das cidades onde é feita a coleta até a base de tratamento. Por isso, sairá de 15 para 37 municípios atendidos. O prefeito Geraldo Moises agradeceu ao Codanorte pela parceria e sugeriu que a entidade desse ajuda no funcionamento da Casa de Apoio criada em Montes Claros para receber os pacientes de doenças crônicas.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)