Codanorte discute estratégias para implantação da coleta seletiva em Ibiaí - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Codanorte discute estratégias para implantação da coleta seletiva em Ibiaí

A equipe técnica do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte) visitou a cidade de Ibiaí e se reuniu com a prefeita Sandra Fonseca Cardoso, secretários municipais e catadores de recicláveis. O objetivo do encontro foi definir ações para a instalação do programa ‘Outro Norte’, que visa a implantação da coleta seletiva nos municípios consorciados. Durante a reunião, foi discutida a importância das secretarias municipais se envolverem no projeto para a conscientização da população acerca da separação de resíduos. Precisa-se capacitar os profissionais da prefeitura para que eles possam ser multiplicadores ambientais, levando a ideia para seus respectivos departamentos como saúde, educação e assistência social e, consequentemente, essa informação chegue a população.

“A proposta da reunião foi demonstrar as atividades desenvolvidas pelo Codanorte e o que o consórcio tem feito no município de Ibiaí. Ficou definido o lançamento da campanha para coleta seletiva no mês de fevereiro. Os próximos passos serão: montagem de um grupo de trabalho para a elaboração da cartilha de educação ambiental e também a definição de toda a programação da campanha que será lançada em breve”, explicou o secretário-executivo do Codanorte, Enilson Francisco. Também foi feita uma visita ao lixão da cidade, que em breve será desativado. Sandra Maria, prefeita de Ibiaí, celebrou a iniciativa, pois vai deixar a cidade mais limpa e saudável.

“É com vidas que a gente está lidando. Saúde e Educação ambiental é tudo para a gente. Atualmente, a tecnologia está nos ajudando muito a cuidar do nosso lixo. Cada um é responsável pelos resíduos. Nós estamos trabalhando também com os catadores , aqueles que separam os resíduos. Vamos também conscientizar a população para que ajude aqueles catadores a, além de ganhar o seu pão, melhorar a qualidade de vida da população. Isso vai ser muito importante para nós, pois estaremos tratando da saúde, da educação e do meio ambiente”. 

Houve ainda uma reunião com a Associação dos Catadores de Ibiaí. Eles serão uma das peças-chave para que o processo de recolha e transformação do lixo aconteça. Alemar Souza, conhecido como Mazinho, é presidente da Associação dos Catadores de Ibiaí há seis meses. Ele conta que há cerca de quatro anos trabalha com recicláveis e diz que a coleta seletiva é um avanço em vários sentidos. “Vai ser melhor porque vamos pegar de porta em porta, e não vamos mais ter que revirar o lixão para pegar os recicláveis. Isso vai ajudar na questão da saúde e também na arrecadação”, comenta.

Para que o projeto dê certo é preciso que a população abrace a causa. É o que afirma o secretário municipal de agricultura e meio ambiente, Carlos Ernani da Fonseca. Para ele, cada um precisa fazer a sua parte. “Nós temos que passar isso para a sociedade, para que ela saiba da necessidade de separação dos resíduos. Todas essas crianças, jovens e adultos, vão precisar saber disso. Nós vamos precisar acabar com os resíduos em casa. E para acabar com isso, precisamos da sociedade. Se o morador nos ajudar a solucionar o problema, nós vamos resolver isso em 100%”, destacou.

PROGRAMA OUTRO NORTE – O Programa de educação ambiental “Outro Norte” é voltado para implantação da coleta seletiva nos 63 municípios de atuação do Codanorte. A ação tem como função atender aos preceitos legais da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que regulamenta a minimização dos impactos socioambientais ocasionados pelo manejo inadequado dos resíduos sólidos urbanos e a recuperação máxima dos materiais recicláveis. Dentre as atividades desenvolvidas, se destaca os cursos de formação de multiplicadores ambientais com professores, agentes de saúde e lideranças comunitárias, e ainda formação para catadores de materiais recicláveis. (GA)