O Departamento de Desenvolvimento Regional do Codanorte realizou, nesta quarta-feira (10), o Lançamento do Serviço de Inspeção Municipal Consorciado (SIMC), em São Francisco.
Esta é a primeira cidade, dos 24 municípios que vão implantar o SIMC. O Serviço de Inspeção Municipal Consorciado é um dos órgãos responsáveis por garantir a segurança alimentar e tem como principal objetivo assegurar a qualidade sanitária dos produtos alimentícios que são produzidos nos municípios consorciados ao Codanorte e que chegam até a mesa do consumidor.
A gerente do Departamento, Deiviane Muniz, ressalta que entre as vantagens dessa modalidade de serviço consorciada é que a venda dos produtos certificados pelo selo será ampliada para mais locais.
“Esse programa vem para elencar a agricultura de forma expansiva, onde os produtores poderão comercializar nos 64 municípios consorciados, agregando valor e gerando empregos e renda com a ampliação do mercado. Quando o serviço de inspeção municipal é isolado, ou seja, executado apenas pelo poder municipal, os produtos só podem ser comercializados dentro daquele município. Essa é uma das principais vantagens do SIMC”.
O médico veterinário do Codanorte, Henrique Lopes ministrou palestra sobre o passo a passo para a conquista do SIMC e também deu orientações para os participantes.
“O serviço de inspeção municipal visa trazer mais qualidade de alimentos e certificar os produtos para que a gente ofereça para a nossa população produtos com segurança alimentar, apoiar o mercado dos produtores para uma população de mais de 1 milhão de pessoas”, enfatizou.
“Tem que ver o potencial que nosso município tem na produção de origem animal e às vezes fica parado no município sem ter mercado. Com essa legislação, nos vemos a possibilidade do produtor desenvolver na parte do comércio”, destacou Conceir Vieira, secretário de agricultura de São Francisco.
Ângelo Esperança aprovou a iniciativa e celebrou o avanço na área de agricultura. “Isso possibilita que a gente venda o produto com maior qualidade, certificado, e sem o risco de ter problemas com a Vigilância Sanitária”.
Eu queria agradecer o Codanorte e toda a gestão municipal pela iniciativa, e todo o trabalho em conjunto pra fazer esse esse serviço dar certo”, celebrou o Raul Pereira, vice-prefeito de São Francisco.
Para o Serviço de Inspeção Consorciado ser implantado nos municípios, é preciso que a Lei de implantação seja aprovado na câmara de Vereadores. Até o momento, a lei já foi aprovada nos municípios de: São Francisco, Bonito de Minas, Ibiracatu, Miravânia, Pedras de Maria da Cruz, Botumirim, São João da Ponte, São João do Pacuí, São João da Lagoa, Japonvar, Campo Azul e Itacarambi.
A serem votadas: Bocaiuva, Januária, Engenheiro Navarro, Cônego Marinho, Olhos D’água, Joaquim Felício, Montalvânia, Padre Paraíso, Ubaí e Varzelândia.
O presidente do Codanorte, e prefeito de Francisco Dumont, também ressaltou o avanço que as cidades vão ter a partir da implantação do SIMC.
“Essa é mais uma das ações que o Codanorte tem feito para promover o desenvolvimento dos nossos municípios. Expandir o mercado significa geração de mais renda, aquecimento da economia e maior escoamento da produção”, finalizou Eduardo.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)