Codanorte define implantação da UTC em Claro dos Poções e Japonvar - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Codanorte define implantação da UTC em Claro dos Poções e Japonvar

O Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte) alinhou com os prefeitos Norberto Marcelino, de Claro dos Poções e Welson Gonçalves da Silva, de Japonvar, a implantação de uma Usina de Triagem e Compostagem em cada localidade. Os dois prefeitos se reuniram com o secretário-executivo do Codanorte, Enilson Francisco dos Santos, na sexta-feira (19), em Montes Claros, quando assinaram o contrato com essa finalidade. O presidente Eduardo Rabelo, prefeito de Francisco Dumont, salientou a importância dessa parceria, pois lembra que o projeto Norte de Minas Sem Lixões, do Codanorte, tem o desafio de ajudar os municípios a resolverem esse problema ambiental.

No município de Claro dos Poções, que já tem um aterro sanitário de pequeno porte, o Codanorte implantara a UTC para ajudar neste processo de tratamento do lixo. No município de Japonvar, será instalada a UTC e o rejeito do lixo será transportado para o Aterro Sanitário de Mimoso, em Montes Claros. O secretário Enilson Francisco mostrou aos dois prefeitos que o investimento realizado nesse momento será devolvido aos cofres públicos, pois automaticamente a Prefeitura passará a receber o ICMS Ecológico, que representa uma quantia significativa e todo mês. Ele lembrou que o Codanorte já implantou o tratamento do lixo em 15 municípios e agora expandirá para mais 22 municípios.

Aliado a isso, o Codanorte solicitou ao Ministério do Meio Ambiente, na primeira semana de fevereiro, os recursos e maior celeridade para implantar as Usinas de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos Urbanos, dentro  do Programa “Norte sem Lixões”, pois desde julho de 2020 protocolou no Ministério de Meio Ambiente (MMA) a solicitação de liberação desses recursos para a implantação das referidas usinas nos 22 municípios previamente analisados, onde o arranjo de Japonvar atenderá os municípios de São João da Ponte, Ibiracatu, Japonvar, Lontra, Mirabela e Varzelândia, com investimento no valor de  R$ 1.246.051,58. No município de Claro dos Poções a UTC custará R$ 350 mil e será paga pela Prefeitura. (GA)