O presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Norte de Minas (Codanorte), Eduardo Rabelo, prefeito de Francisco Dumont e o coordenador de planejamento, João Manoel Ribeiro cumpriram agenda na quarta-feira, em Belo Horizonte, onde se reuniram com o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, com o coronel Osvaldo Marques Souza, chefe do Gabinete Militar do Governo e coordenador estadual de Defesa Civil, além de Nilson Borges, diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (Idene), quando alinharam várias conversas. Com o procurador-geral a pauta foi a implantação da usina de triagem e compostagem para atender aos municípios de Brasília de Minas, Campo Azul, Icaraí de Minas, Luislândia e São Francisco, acabando com os lixões nessas cidades. O governador Romeu Zema foi convidado pelo Codanorte para inaugurar a UTC em dezembro e dar a ordem de serviço da ponte sobre o rio São Francisco, em dezembro.
Com o coronel Oswaldo Marques, coordenador estadual de Defesa Civil, a pauta foi a assistência aos municípios afetados pela seca, quando ficou decidido que o Codanorte elaborará um projeto para pedir ao Ministério do Desenvolvimento Regional a liberação de caminhões-pipas para o Norte de Minas, visando ajudar as prefeituras a abastecerem com água as famílias que estão em vulnerabilidade social. O Estado referendará o pedido junto ao secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, que foi coordenador da Cedec-MG. O coronel comunicou ainda que a Cedec-MG estará entregando em pouco dias os mais de 60 veículos a serem repassados à Comissão Municipal de Defesa Civil que atenderem as normas legais.
Na reunião com o diretor-geral do Idene, Nilson Borges, a pauta foi a distribuição de Sistema Simplificado de Água para as comunidades que estão com água comprometida. O Codanorte se dispôs a executar o projeto de abrir barraginhas, no Norte de Minas, com o Estado repassando os recursos para a compra do óleo diesel. A meta é perfurar 1.300 barraginhas. O Idene convidou o Codanorte a usar sua expertise nas ações de extinção dos lixões, nos moldes do que ocorre no Norte de Minas. A meta é cumprir a Política Nacional de Saneamento Básico. O foco é atender aos 81 novos municípios que foram inseridos na área mineira da Sudene. O presidente do Codanorte, Eduardo Rabelo, aceitou o convite. (GA)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)