O Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte) ampliou o número de serviços ofertados aos municípios filiados e criou a Coordenadoria de Operações e Defesa Civil, que ficará sob o comando do ex-presidente João Manoel Ribeiro e de Mattson Malveira, tendo como missão regionalizar e padronizar a atuação na Defesa Civil no Norte de Minas. O presidente Eduardo Rabelo, prefeito de Francisco Dumont explica que tomou a decisão de criar essa unidade como forma de atender pedidos de vários prefeitos e ainda de criar projetos para atender a região nessa área que é uma das mais criticas e constantes, pois todos os anos a estiagem e a seca sempre deixam a região em Situação de Emergência ou Calamidade Pública.
O Codanorte já atua em várias áreas, com especialização na ambiental, pois é referência do Ministério do Meio Ambiente e do Estado de Minas Gerais na área de resíduos sólidos, com atuação no “Projeto Lixão” Zero, “Minas Sem Lixão” e “Norte de Minas sem Lixão”, estando atendendo de imediato em 37 municípios. Também atua nas áreas de saúde, atas de preços e agora expandirá para a Defesa Civil. O presidente Eduardo Rabelo explica que o cenário é propício, pois o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil é o coronel Alexandre Lucas, de Minas Gerais, ele que conhece muito bem a realidade do Norte de Minas, enquanto a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais está sob o comando do coronel Oswaldo Marques, que foi de Montes Claros e da tenente-coronel Graziela Ferreira, que é coordenadora-adjunta.
A Coordenadoria de Operações e Defesa Civil já adotou a primeira medida: conseguiu da empresa Biotech, dos empresários Alberto Ansalone, Bruna Gitirana e Gustavo Lacerda a doação de 50 mil máscaras, que serão distribuídas entre os municípios associados a partir de hoje, como forma de ajudar na prevenção à pandemia coronavírus. O coordenador de Operações e Defesa Civil do Codanorte, João Manoel Ribeiro, com a experiência de ex-presidente do Codanorte e ex-prefeito de Itacambira explica que existe condições de ajudar os municípios do Norte de Minas com um caminhão-pipa, para abastecer as comunidades rurais e ainda uma caminhonete para as ações de rotina da Coordenadoria Municipal.
Ele trouxe para ajudar nessa tarefa Mattson Malveira, que foi coordenador de Defesa Civil de Montes Claros de 2011 a 2016 explica que além dessa ação inicial, estará fazendo a união de todas as Coordenadorias Municipais de Defesa Civil, buscando a padronização das ações e ainda fortalecer cada órgão, com ajuda do Governo Federal e de Minas Gerais. No ano de 2017, ele planejou essa regionalização da Defesa Civil e explica que a iniciativa do Codanorte nesse ano viabilizará esse projeto. (GA)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)