O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Codanorte) iniciou uma mobilização para os municípios do Norte de Minas aderirem ao Programa “Jovens Mineiros Sustentáveis em Escolas da Rede Municipal de Ensino”, que contemplando alunos do 5º ano do ensino fundamental. A proposta é a celebração de parceria Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio de Termo de Cooperação Técnica, pelo prazo de 365 dias, prorrogável por tempo indeterminado, e sem transferência de recursos financeiros entre as partes.
O ‘Jovens Mineiros Sustentáveis’ é um programa de educação ambiental e humanitária desenvolvido pela Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais – Deari, que visa ofertar treinamento para os educadores/professores, por meio da disponibilização de curso em Educação à Distância (EaD) de educação ambiental, e formar estudantes nas temáticas de consumo consciente de água e energia, cidadania, gestão sustentável de resíduos sólidos e educação humanitária, por meio da prestação de apoio técnico. O Programa também prevê o acompanhamento mensal das contas de energia e água da residência dos alunos e das escolas, visando estimular a redução e o consumo consciente.
O presidente do Codanorte, Eduardo Rabelo, prefeito de Francisco Dumont explica que a instituição já tem o projeto “Outro Norte” e “Norte de Minas sem lixões”. Aliado a isso, promoveu o plantio Intermunicipal simultâneo de mais de 30 mil mudas em 42 municípios da região. “O plantio tem o objetivo de chamar a atenção para o valor da sustentabilidade e para a importância das áreas verdes urbanas, assim como despertar a coparticipação comunitária na gestão ambiental para a melhoria da qualidade de vida e saúde da população”, enfatizou o coordenador do Programa Outro Norte, Pedro Bicalho.
O município que aderir tem de designar formalmente dois funcionários para atuarem como gestores municipais do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis, sendo um titular e outro suplente, que serão responsáveis por realizar as tratativas necessárias junto à Semad, coordenar e acompanhar as entregas dos educadores participantes e fornecer todas as informações, dados e documentos solicitados pela Semad para fins de monitoramento e avaliação do Programa. Cada município poderá indicar até duas escolas da rede municipal de ensino e até duas turmas do 5º ano do ensino fundamental I, por escola, definir formalmente, no mínimo, um educador/professor, para ser ponto focal de cada turma participante.
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