Em um ano de funcionamento da unidade de triagem e compostagem de Varzelândia mais de 500 toneladas de rejeitos destinados de forma ambientalmente correta
Mais de 200 toneladas de materiais recicláveis, mais de 500 toneladas de rejeitos destinados de forma ambientalmente correta, e 25 catadores de recicláveis regularizados com salário fixo mensal.
Os números impressionam! Esse é o resultado de um ano de funcionamento da Unidade de Triagem e Compostagem de Resíduos sólidos de Varzelândia. O local recebe cerca de 33 toneladas/dia de materiais da cidade de Varzelândia, Ibiracatu e São João da Ponte.
A UTC foi inaugurada em novembro de 2023 e de lá pra cá tem se tornado modelo para a implantação de projetos desse tipo nos municípios norte-mineiros.
“Esses números são prova de que a união entre os municípios e o Codanorte faz a diferença na vida das pessoas! Somos especialistas em promover desenvolvimento sustentável para as cidades! Além de encerrar os lixões, também trabalhamos com uma equipe técnica especializada em projetos e construção de aterros, UTCs, e implantação da coleta seletiva. Acho q é uma sincronia de serviços prestados que resulta em números tão significativos como esses”, comentou o presidente do Codanorte, Eduardo Rabelo.
Além da UTC, o Codanorte também coordenou a criação da Associação dos Catadores de Recicláveis de Varzelândia (ACRVARZ). Ao todo, 25 catadores de materiais recicláveis foram regularizados, com direito ao salário fixo e ainda benefícios sociais. Eles são os responsáveis por todo o processo de separação na unidade.
“Após os catadores fazerem a triagem desse material, eles são vendidos e o valor arrecadado é revertido no manutenção e pagamento dos catadores, garantindo uma vida mais digna e maior seguridade trabalhista”, explicou o coordenador da UTC, Pedro Coutinho.
“É com imenso prazer e satisfação que agradecemos pela melhoria na qualidade de vida e transformando vidas, como transformou a minha, que hoje recebo salário fixo como catadora”, celebrou a colaboradora da UTC, Karine Messias.
A prefeita de Varzelândia, Valquíria Cardoso, também comemorou o resultado obtido durante o primeiro ano de funcionamento. “É com esse trabalho, de parceria entre prefeituras e Codanorte que a gente consegue melhorar a qualidade de vida e também gerar emprego e renda para muitas famílias do nosso município”.
Um exemplo, que pode ser replicado não só na região, mas também por outras entidades municipalistas que enfrentam desafios na gestão dos resíduos sólidos.
“Essa unidade é referência de sustentabilidade e geração de emprego. E temos certeza que a continuidade trará ainda mais avanços para esses municípios que se uniram e confiaram ao Codanorte a coordenação desse projeto que hoje é realidade”, considerou a gerente do departamento de saneamento, Patrícia Mendes.
Além de encerrar 42 lixões, o Codanorte atuou na Construção de oito usinas de triagem e compostagem (UTC): Francisco Dumont, Joaquim Felício, São João da Lagoa, Lontra, Varzelândia, Mirabela, Lassance e Icaraí de Minas. “Os números servem como combustível para que nossa equipe continue trabalhando arduamente para ser esse braço direito da administração pública. Com projetos, programas e ações, seguimos promovendo a sustentabilidade nesses municípios”, finalizou o secretário executivo do Codanorte, Enilson Francisco.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)