GIRLENO ALENCAR
Ao perceber grandes fragilidades enfrentadas pelos profissionais que atuam nos serviços de Proteção Social Básica, o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Norte de Minas (Codanorte), tem procurado contribuir na oferta de atendimentos, orientações e formações continuadas para equipes que compõe os trabalhos neste nível de proteção. A formação continuada e indispensável na oferta qualificada dos serviços da PSB, que atuam nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), aonde vem apontando sobre atribuições de profissionais que atuam diretamente nesta proteção, contribuindo no aperfeiçoamento do trabalho, para que posteriormente consigam se encontrar dentro da própria função, proporcionando qualidade e eficiência nos serviços, facilitando o desenvolvimento no processo e superando a sua complexidade.
O Departamento de Assistência Social do Codanorte identificou que por conta dos impactos econômicos e sociais da pandemia do coronavírus, os equipamentos ligados às Unidades de Gestão de Assistência Social têm apresentado aumento nos números de atendimentos e de concessão de benefícios. Por isso, o Codanorte vem intensificando os atendimentos no intuito de contribuir com as gestões municipais no tocante as possibilidades de intervenção e acompanhamento junto as famílias atendidas pelos serviços. As capacitações são direcionadas aos técnicos e gestores através de orientação técnica referente as normativas vigentes e disponibilizadas pelos Ministério da Cidadania, bem como interlocução junto à prática mais condizente com o território de abrangência. Sendo considerados ainda, as demandas sobre os fluxos e aprimoramento dos acompanhamentos junto aos usuários.
Ressalta-se ainda, que além da oferta dos atendimentos junto ás equipes dos CRAS, os atendimentos voltados para as Unidades de Acolhimento estão sendo intensificadas, realizando assim visitas – técnica para subsidiar as equipes e os municípios no tocante a oferta do serviço no âmbito do Acolhimento Institucional. Ressalta-se que esta intervenção contribui na perspectiva de atuação junto as equipes de referência, uma vez, que os recursos dos Blocos de Proteção estão vindo cada vez mais reduzido, impactando assim no âmbito do planejamento das ações e até mesmo investimentos no aprimoramento das equipes municipais, sendo o Codanorte uma via, para que os municípios possam buscar pelo apoio sem custos para o município.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)