O Codanorte realizou o 1⁰ Encontro de Secretários Municipais de Meio Ambiente, no dia 21 de setembro, uma data especial em que se comemorou o Dia da Árvore em todo o território nacional.
O evento teve como palco o Parque Estadual da Lapa Grande, unidade de conservação estadual e envolveu atividades coletivas de debate e discussão de casos que permeiam o dia a dia e os desafios ambientais enfrentados pelos Municípios na execução das metas legais. Além disso, também assinou a ata para o plantio simultâneo de 60 mil mudas de árvores.
“Uma das funções do Codanorte, é preservar o meio ambiente, por isso promovemos esse 1º Encontro de secretários. Na perspectiva de mostrar que podemos preservar, que podemos melhorar a nossa região como um lugar mais saudável”, enfatizou o secretário executivo do Codanorte, Enilson Francisco.
O momento foi de interação e troca de conhecimentos e experiências entre os gestores municipais. Além disso, houve a Assinatura do Termo de Adesão dos Municípios para a realização da segunda atividade prática do Programa de Educação Ambiental Outro Norte que é o Pegada Ambiental Norte de Minas.
“Esse evento faz parte do cronograma do programa de Educação Ambiental Outro Norte, que está acontecendo em 32 cidades, com 89 escolas envolvidas com mais de 39 mil alunos. E nesse dia da árvore estamos dando início a essa segunda atividade prática, onde os municípios assinaram a ata para aquisição de mudas, para a realização do plantio simultâneo de 60 mil mudas de árvores, que serão plantadas por essas 39 mil crianças no mês de novembro”, explicou o engenheiro ambiental e sanitarista do Codanorte.
“Receber esse primeiro encontro de secretários municipais do Norte de Minas é muito simbólico para o Parque, pois pudemos levar essa área verde como exemplo para todos os municípios e servir como incentivo para que eles possam realmente reproduzir espaços como esses em suas respectivas cidades, trazendo benefícios ambientais e sociais”, Anelisa Miranda, Gerente do Parque Estadual da Lapa Grande.
A advogada Lara Gabrich, coordenadora da Liga Acadêmica de Direito Ambiental-LADA/UnifipMoc ministrou uma atividade em grupo com Gestores Ambientais, onde foram propostos problemas do dia a dia da gestão ambiental e cada grupo apontou uma solução.
“Pensar global, agir local. Saímos daqui hoje contemplados com várias perspectivas de problemas complexos em que entendemos que as soluções estão nas mãos de cada gestor municipal”.
Maria Amélia Lins, diretora geral do Instituto Estadual de Florestas – IEF, prestigiou o evento e destacou a necessidade da região se unir em prol do meio ambiente. “Nos reunimos com mais de 40 municípios, representados pelos seus secretários de meio ambiente para discutir a pauta da agenda verde do estado de Minas Gerais. Uma parceria do Codanorte que vai resultar no plantio de 60 mil mudas simultaneamente, com o envolvimento das escolas. É um evento extremamente importante na luta pela preservação ambiental”, ressaltou.
O encontro teve o apoio da Liga Acadêmica de Direito Ambiental (LADA-Unifipmoc), Lafarge, Pegada Ambiental, 1ª Brigada de Incêndios Florestais, Instituto Estadual de Florestas (IEF), e Parque Estadual da Lapa Grande.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)