Codanorte acompanha construção da usina de triagem e compostagem de Várzea da Palma - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Codanorte acompanha construção da usina de triagem e compostagem de Várzea da Palma

GIRLENO ALENCAR

O Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte) se reuniu com o prefeito Eduardo Monteiro de Abreu, de Várzea da Palma e assessores quando discutiram a implantação da Unidade de Triagem e Compostagem que está sendo implantada pelo município. O secretário-executivo Enilson Francisco dos Santos mostrou que o presidente do Codanorte, Eduardo Rabelo solicitou que a entidade procurasse ampliar a maior quantidade de municípios atendidos, tendo em vista que o Codanorte é o maior da área ambiental em Minas Gerais e isso vem reforçar a campanha do Programa “Norte sem Lixões”.

Na reunião, o secretário Enilson Francisco mostrou que o Codanorte além de atuar na área ambiental, trabalha na área de assistência social, gerindo o Abrigo para Menores em Vulnerabilidade Social, que atende a região de Januária; além da área de saúde e tem especialização no setor de compras compartilhadas. Ele anunciou ao prefeito Eduardo Monteiro que o Codanorte estará a disposição para ajuda-lo na administração. Ele mostrou ainda que a partir do funcionamento da Usina de Triagem e Compostagem, Várzea da Palma passará a receber recursos do ICMS Ambiental, aliviando as despesas geradas no setor. Aliado a isso, o Codanorte solicitou ao Ministério do Meio Ambiente e ao Estado a ajuda financeira para os municípios manterem as Usinas de Triagem e Compostagem.

O prefeito Eduardo Monteiro agradeceu ao Codanorte pela participação em Várzea da Palma e explicou que o seu objetivo é deixar o município na linha de frente do tratamento dos resíduos sólidos, até mesmo para cumprir as exigências fixadas na lei e acatar a recomendação do Ministério Público. A Usina de Triagem e Compostagem de Várzea da Palma está sendo construída pela Prefeitura e quando entrar em funcionamento deverá ser em sistema de co-gestão da Prefeitura e Codanorte. O investimento na obra é de R$ 330 mil e com previsão dos serviços serem concluídos em 60 dias.