VINÍCIOS SANTOS
Jornalista
Muitas ocorrências de serpentes em perímetros urbanos foram registradas em cidades do Norte de Minas, nos últimos dias. No Bairro Jaraguá, aqui em Montes Claros, uma cobra da espécie coral foi encontrada no quarto de duas crianças, de quatro e seis anos; elas estavam brincando, quando os pais acharam a cobra que media cerca de um metro. A família ficou bastante assustada, obviamente, pois nunca tinham encontrado cobras no local. O animal foi capturado sem ferimentos pelos bombeiros.
No Bairro Santa Rafaela, também em Montes Claros, moradores encontraram uma cobra de um metro dentro de casa. A serpente da espécie cipó estava na área da residência e se escondeu debaixo de um amontoado de madeiras. Os bombeiros capturaram o animal com uso de equipamentos apropriados.
Já na cidade de Januária, outra ocorrência parecida. Uma serpente foi capturada em uma casa, também pelo Corpo de Bombeiros. De acordo com os militares, a cobra estava escondida no telhado da casa.
Todas essas situações aconteceram no espaço dos últimos dois dias, e pelo menos outros dez casos semelhantes foram registrados nos últimos trinta dias. Uma explicação para essas ocorrências é o clima desta estação, quente e propício para animais peçonhentos, mas os locais em que normalmente as cobras são localizadas devem ficar em observação e os cuidados precisam ser redobrados.
Segundo orientam os especialistas, entulhos e excesso de lixo acumulados nos quintais sempre podem se tornar um grave problema, não só servem de esconderijo para as serpentes, como também, podem abrigar escorpiões, lacraias, ratos e, ainda, podem servir para a proliferação do Aedes aegypti.
Sempre é recomendável a limpeza constante das residências, especialmente dos quintais; é importante também verificar os cantos dos móveis e olhar embaixo das camas, principalmente antes de dormir. E, em caso de encontrar qualquer espécie de serpente em sua residência, a dica é apenas observar a movimentação do animal, de uma distância segura, e acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)