Cisrun faz eleição com nova lista de prefeitos - Rede Gazeta de Comunicação
Cisrun faz eleição com nova lista de prefeitos

GIRLENO ALENCAR

O Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun Macro Norte) realiza hoje às 10 horas a eleição para o mandato de 1º de março de 2021 a 1º de março de 2023 com mais uma polêmica: na sexta-feira foi publicada uma lista com 60 municípios aptos a votar e serem votados, contra a lista anterior com 49 municípios. Nesta nova lista está incluído o município de Santa Cruz de Salinas, que está na chapa do candidato Marcelo Meireles, prefeito de São Romão. O candidato Norberto Marcelino, prefeito de Claro dos Poções fez novo pedido à Justiça: no prazo de inscrição da chapa Santa Cruz de Salinas não estava adimplente e não poderia compor qualquer chapa. A eleição será realizada no auditório da Faculdade Ibituruna de Saúde.

Desde o ano de 2019 que o CISRUN, que administra o SAMU em 86 municípios do Norte de Minas, vive uma quebra de braço entre dois grupos políticos. A eleição realizada em 2019, de reeleição de Silvanei Batista, então prefeito de Porteirinha, continua subjudice até hoje. Ele foi eleito com base em liminar concedida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Na eleição para o novo mandato, três prefeitos decidiram ser candidatos, que foram Mario Osvaldo Casassanta, de Francisco Sá; Marcelo Meireles, de São Romao e Norberto Marcelino, de Claro dos Poções. O primeiro fez composição com Norberto Marcelino, depois que a Justiça anulou o processo eleitoral e mandou abrir novo edital.

O clima tenso da disputa levou o juiz Francisco Lacerda de Figueiredo, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Montes Claros, a promover   reunião de conciliação na noite de quinta-feira com as duas partes, determinando que os atuais prefeitos pagassem a dívida e ficassem aptos  votar e que fosse publicada no site do CISRUN a inscrição das chapas dos candidatos.  Isso gerou polemica, pois constava o nome do prefeito José Saraiva Gomes, de Santa Cruz de Salinas no Conselho Fiscal da chapa encabeçada pelo prefeito Marcelo Meireles, de Sao Romao, mas o município não estava na lista divulgada em 28 de dezembro pela entidade como apta a participar da eleição. A Comissão Eleitoral homologou as duas chapas.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: