Cimams e Anseditur defendem a criação de agenda técnica de turismo - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Cimams e Anseditur defendem a criação de agenda técnica de turismo

A criação de uma agenda técnica de turismo regional para ajudar a impulsionar o setor do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, através da parceria dos municípios com os governos estadual e federal. Com este objetivo, o trade turístico da região esteve reunido na manhã de quarta-feira (17), no auditório do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams), no Workshop realizado pela Associação Nacional de Secretários Municipais de Turismo (Anseditur) em parceria com o Consórcio.

O presidente do Cimams e prefeito de Patis, Valmir Morais de Sá, disse que essas duas regiões possuem inesgotáveis atividades turísticas e culturais. “Precisamos potencializar a nossa região com informações propositivas. Com a criação de um departamento de Turismo no Cimams, acredito que poderemos unir todas as forças e trabalhar em parceria para ajudar na divulgação e atração de visitantes de várias partes do estado e do país”, destacou.  

Na abertura dos trabalhos, a secretária de Turismo de Curitiba e vice-presidente da Anseditur, Tatiana Turra, disse que eventos como este servem para que seja criada uma agenda técnica de turismo regional e em nível de Brasil. Destacou a importância de ter um canal direto com o Ministério de Turismo.

“O Workshop é importante para que todos os atores possam fazer uma troca de experiências. Por isso é importante este diálogo e do

intercâmbio para que possamos nos fortalecer enquanto região através dos circuitos. Nosso turista busca mais experiência e não se prende a limites geográficos. Por isso é importante esta visão regional. O Cimams está de parabéns por apoiar esta iniciativa do turismo e de criar um departamento que vai abrigar este setor para ser um porta-voz para receber as demandas e repassá-las aos governos estadual e federal”, assinalou.

A secretária adjunta de Turismo e Cultura do Estado de Minas Gerais, Milena Pedrosa, ressaltou que é importante a união para que sejam criadas as políticas públicas. “Precisamos pensar e trocar ideias, ajudando a fortalecer a cultura e o turismo mineiro. Crescemos 46, 5% no setor turístico e estamos na segunda colocação em todo Brasil. O Governo de Minas se compromete em fomentar o turismo e a cultura para que sobressaiam e se fortaleçam, mas é importante a parceria. Entendemos que o Centro de Convenções do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha que será coordenado pelo Cimams, através de uma forma coletiva de trabalhar será fundamental. Percebemos cada vez mais esta crescente nos festivais, eventos culturais e de negócios, que se traduz nos números para o desenvolvimento social, territorial e econômico. O Governo de Minas está totalmente à disposição do Cimams e de todos os municípios para construir e fortalecer ainda mais esta região,” garantiu.   

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Montes Claros, Edilson Torquato, ressaltou a importância do evento e do interesse de todos os municípios através das secretarias de turismo em ampliar este tipo de serviço. “Montes Claros possui uma grande riqueza cultural e turística, assim como os municípios da região. Com a união e parceria conseguiremos atrair turistas de diversas partes do país e aquecer os comércios locais. Por isso, precisamos estar preparados para receber os visitantes”, ressaltou.   

O secretário de Turismo de Grão Mogol e diretor institucional da Anseditur, Ítalo Oliveira Mendes, comemorou a participação dos secretários e representantes dos circuitos de turismo no workshop. “Somente através da união e das parcerias conseguiremos fortalecer o trade turístico regional. Precisamos que todos os secretários de turismo façam parte da Anseditur para que possamos trocar experiências e divulgar os nossos serviços culturais, artísticos e turísticos”, assinalou.  

Aline Magalhães, do Sebrae-MG, enfatizou a realização do Workshop como importante para ter o Norte de Minas e o Vale do Jequitinhonha unidos. “Todo os municípios passam por diversos problemas e sabemos das dificuldades, por isso a necessidade das parcerias para conseguir os objetivos. Nós temos diversas instituições que buscam o desenvolvimento do turismo para a sua região. O Sebrae continuará com o seu objetivo de apoiar todas as iniciativas. Por isso, quando o circuito ou município busca nosso apoio, nós queremos encontrar a governança que seja realmente ativa. Neste workshop encontramos tudo isso, por isso o Sebrae estará dando todo apoio”, concluiu.       

O Workshop da Anseditur além de ter o Cimams como parceiro em sua realização, contou ainda com os apoios da Agência de Desenvolvimento de Norte de Minas – Adenor, Região Convention Bureau, Consórcio Intermunicipal Multifinalitário para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas – Codanorte, Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – Amams e Sebrae.  (ARTHUR JÚNIOR – Colaborador)