O “Sistema de informações de Serviços de Engenharia e Obras Públicas (Sisop) e a responsabilidade da administração pública.” Este é um dos temas que será apresentado aos gestores públicos e controladores internos, no seminário ‘Gestão Pública Legal e Eficiente’, que o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams), juntamente com o Tribunal de Contas do estado de Minas Gerais (TCE), realiza nesta sexta-feira (22), de 9 às 15h30, no auditório da instituição, que fica na rua Tapajós, 441, em Montes Claros.
O analista de Controle Externo do TCE, Sandro Miguez de Souza, vai discorrer sobre o assunto, explicando sobre este sistema que substituiu o antigo Geo-Obras, plataforma utilizada pelo TCE para consulta das obras públicas e que é considerado mais eficiente, pois possibilita exercer um controle das despesas que envolvem as obras públicas, privilegiando a utilização de dados estruturados e possibilitando a aplicação de malhas e trilhas, propiciando a tomada de decisões gerenciais e as deliberações sobre o planejamento de ações de controle.
O objetivo do Sisop-MG é disponibilizar os dados estruturados e os documentos relativos às despesas com obras e serviços de engenharia, com ênfase na transparência e no controle social. Pelo portal do Sisop-MG todo cidadão pode consultar o andamento de obras públicas de seu interesse, desde o processo licitatório até a conclusão. A palestra sobre o “Sistema de informações de serviços de engenharia e obras públicas Sisop e a responsabilidade da administração pública”, com o analista de Controle Externo do TCEMG, Sandro Miguez de Souza, está agendada para acontecer às 14h30.
Programação
O evento será aberta pela promotora de Justiça da Coordenadoria de Defesa do Patrimônio Público e da Ordem Tributária do Norte de Minas, Danielle Cristina Barral de Queiroz que vai falar sobre “A importância da Controladoria Interna Municipal para legalidade e eficiência dos atos da administração”. Na sequencia, a palestra “Fiscalização e acompanhamento dos atos do Controle Interno Municipal”, será ministrada pelo diretor-geral do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Marconi Augusto Fernandes de Castro Braga.
Na parte da tarde, o secretário executivo do Cimams, professor Luiz Lôbo abre as discussões. As13h40 a palestra “A devida utilização de recursos do Fundeb remanescentes do período de Pandemia”, será ministrada pela analista de Controle Externo do TCE, Ana Carolina de Macedo e Marques Lanna. O analista de Controle Externo do TCEMG, Sandro Miguez de Souza ministra a palestra ‘Sistema de informações de serviços de engenharia e obras públicas SISOP e a responsabilidade da administração pública’. (ARTUR JUNIOR – Colaborador)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)