O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams) dará hoje, às 10 horas, a ordem de serviço para a construção do Centro de Convenções do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha que vai beneficiar mais de 100 cidades das duas regiões. O evento será realizado no gabinete do prefeito Humberto Souto, na Nova Prefeitura, onde também será construída a sede. O secretário-executivo Luiz Lobo explica que a verba de R$ 4,2 milhões foi liberada na integra pelo Ministério do Turismo e repassado pela Caixa Econômica Federal, assim como foi concluída a licitação. Na solenidade, falarão pela via remota o ex-ministro Alvaro Antonio e o prefeito Humberto Souto e de forma presencial, o presidente do Cimams, Valmir Morais de Sá, prefeito de Patis.
Desde o dia 12 de agosto de 2020 que o então ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, assinou a liberação de R$ 2,8 milhões para a construção e aquisição de equipamentos do Centro de Convenções do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha que vai beneficiar mais de 100 cidades das duas regiões. O novo Centro de Convenções vai ajudar a alavancar o polo do turismo de negócios do Grande Norte de Minas Gerais.
O Centro de Convenções ocupará uma área de dois mil metros, com salas de reunião e de treinamentos para prefeitos, de imprensa, além do Auditório Multiuso (que vai ocupar 402 metros quadrados); oficina para 100 pessoas; e outra oficina para 30 pessoas. Os espaços serão disponibilizados para as realizações de teatro, seminários, convenções, exposições, feiras, cursos, treinamentos e outros. Prefeitos do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha, e lideranças empresariais destacaram a importância da construção do Centro de Convenções para ajudar a impulsionar o turismo, a cultura e a arte das duas regiões.
O prefeito de Diamantina, Juscelino Roque, disse que o Centro, além da sua construção física, será importante para ajudar no desenvolvimento do turismo e unir o Norte de Minas e o Vale do Jequitinhonha. “Será uma oportunidade de unir as duas regiões e dos seus municípios. Precisamos oxigenar essa relação entre o Norte e o Jequitinhonha, pois falta entrosamento profissional e relações institucionais entre as cidades. O Centro, acredito, vai ajudar a estreitar esta relação e a divulgar o nossa cultura através do turismo”, comentou o prefeito de Diamantina.
O prefeito de Patis, Valmir Morais de Sá, atual presidente do Cimams, disse que o novo Centro de Convenções elevará o turismo regional e será importante para ajudar no aquecimento da economia dos municípios. “Quero destacar o apoio e a sensibilidade que o ministro Marcelo Álvaro Antônio teve, por acreditar nesse empreendimento que será o elo dos municípios do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha, através dos seus potenciais turísticos”, assinalou. (ARTHUR JUNIOR – Colaborador)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)