Auxiliar os municípios que foram afetados pelas chuvas, no final de 2021 e início de 2022, na elaboração de projetos para captação de recursos junto aos governos estadual e federal. Este foi o objetivo do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams) ao contratar uma empresa especializada e com expertise na preparação dos projetos.
Na tarde de terça-feira (11), a R2 Assessoria, representada pela doutoranda em ambiente construído e patrimônio sustentável, Helena Rosmaninho; e Rafael Moreira receberam na sede do Cimams, prefeitos e técnicos, e coordenadores municipais da Defesa Civil, dos municípios apontados pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais: Salinas, Rio Pardo de Minas, Berizal, Curral de Dentro, Santa Cruz de Salinas, Porteirinha, Ubaí, Monte Azul, Fruta de Leite, Serranópolis de Minas, Padre Carvalho, Patis, e Rubelita.
Na oportunidade, os técnicos da empresa conferiram os projetos dos municípios e atualizaram com informações necessárias para a busca da captação e a viabilização dos recursos por parte dos governos, com o objetivo de corrigir os estragos causados pelas chuvas.
Segundo Helena Rosmaninho, a maioria das demandas estava direcionada à reforma e reconstrução de pontes e estradas vicinais. Também estava entre as reivindicações, recapeamento asfáltico, habitação e recuperação de barragens.
DECRETO DE SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
Na manhã desta quarta-feira (12/1), o Cimams recebeu informações por parte do Governo do Estado, que em virtude das chuvas que atingiram os municípios, causando múltiplos desastres, inundações, movimentos de massas, enxurradas e alagamentos, o governador Romeu Zema decretou e publicou no Diário Oficial, a Situação de Emergência, em 220 municípios mineiros. Desse total, 26 são do Norte de Minas: Augusto de Lima, Bocaiuva, Bonito de Minas, Campo Azul, Engenheiro Navarro, Francisco Dumont, Gameleiras, Itacarambi, Jequitaí, Juvenília, Lagoa dos Patos, Lontra, Mirabela, Montalvânia, Nova Porteirinha, Pedras de Maria da Cruz, Pintópolis, Ponto Chique, Santa Fé de Minas, Santo Antônio do Retiro, São Francisco, São João da Lagoa, São João da Ponte, Ubaí, Urucuia, e Várzea da Palma. (ARTHUR JÚNIOR – Colaborador)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)