Cidades mineiras ganham bosques criados por crianças de programa - Rede Gazeta de Comunicação

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Cidades mineiras ganham bosques criados por crianças de programa

Eles saíram das salas de aula e foram a campo. Contaram com o apoio das prefeituras, das famílias, dos vizinhos e de quem mais quis participar. Em pouco dias, os alunos do programa Jovens Mineiros Sustentáveis, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), abraçaram o desafio do projeto Bosque do Amanhã, e estão plantando mudas por suas cidades. Diversos bosques comunitários começaram a ser criados em Minas Gerais por crianças e a meta é alcançar 6 mil plantios em todo o estado.

Desenvolvido em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, o projeto Bosque do Amanhã foi lançado como parte das atividades do Jovens Mineiros Sustentáveis (JMS), no dia 5 de setembro, e tem engajado estudantes das redes municipais de ensino em todos os cantos de Minas Gerais. As atividades intensificaram durante a semana, chamada de Semana Florestal, especialmente na data comemorativa nesta quinta-feira, e as cidades estão enviando à Semad os registros das ações, como fotos e vídeos, mostrando o empenho das crianças em plantar quaresmeiras, ipês, jatobás, abacateiros, entre outras espécies.

“É uma ação que estimula os pequenos e os adultos, envolvendo além da comunidade escolar. Estamos muito felizes e orgulhosos dos plantios feitos e esperamos ver, cada vez mais, esse compromisso com o meio ambiente. Em breve, chegaremos aos 6 mil plantios”, comenta a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo.

Segundo ressalta o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, o objetivo do projeto Bosque do Amanhã está sendo alcançado, por meio da conscientização e melhoria futura na qualidade de vida das populações. “Esse projeto nos mostrou o interesse que as instituições de ensino têm por proporcionar atividades práticas aos alunos que participam do JMS, e apontou ainda que, com união da comunidade escolar, poder público e privado, é possível fazer muito. Não importa a quantidade de mudas plantadas, cada um fez o que pôde para conseguir atender ao desafio e estão de parabéns. Estamos certos de que alcançaremos a nossa meta”, diz.

Criatividade

As cidades que estão participando do desafio encontraram uma forma de criar um espaço para o bosque plantado e ousaram também na criatividade para a atividade. Em Igarapé, por exemplo, foi usado o slogan “140 mudas em um minuto”. Com isso, os alunos das escolas municipais Professora Maria da Conceição Dias Ferreira Andrade e João Alves Pereira foram estimulados a plantar, em 60 segundos, uma muda na área verde da cidade. A ação durou menos que isso, chegando a 55 segundos.

“O que importa é a ideia e a vontade de executar. É muito importante para os nossos estudantes esse contato com a terra, que é o nosso suporte para a vida. Estamos felizes em aceitar e cumprir o desafio proposto pelo Governo de Minas. O programa é fundamental para a consciência e educação ambiental dos nossos alunos”, comentou o prefeito de Igarapé, Arnaldo Chaves. Ele, autoridades municipais e a equipe da Semad acompanharam o evento de plantio, feito na quarta-feira (20), e parabenizaram todos os envolvidos.

“Gostei muito de participar, porque sei que, sem um meio ambiente protegido, não temos vida”, comentou Emanuelle Cristine, de 10 anos, aluna da escola municipal Professora Maria da Conceição Dias Ferreira Andrade. A professora Alexandra Aparecida da Silva, da escola João Alves Pereira, contou que a ação mobilizou os alunos que passaram a aprender mais sobre a importância das árvores para o meio ambiente.

Para cuidar do bosque criado pelas crianças, o morador Jânio Quadros, que mora em frente à área verde, adotou o espaço e promete cuidar dele com muito esmero. “Moro aqui e sempre foi um sonho ter um bosque. Por isso, quando soube que havia o plantio, me ofereci para ser parceiro nesse monitoramento”, conta. Ele receberá o apoio da prefeitura para esse trabalho. (Ascom IEF)

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