GIRLENO ALENCAR
O Programa Criança Feliz tem o objetivo de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. A principal ação do programa é a realização de visitas domiciliares, que são feitas pelos visitadores nas residências das famílias incluídas no programa. Elas representam uma estratégia de aproximação dos serviços com a família atendida e, por isso, favorecem um reconhecimento mais preciso das características de cada contexto, resultando em propostas de intervenção. Em Montes Claros, o programa já funciona há quatro anos, e é executado pelos servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura. Atualmente, cerca de mil famílias em situação de vulnerabilidade social recebem as visitas domiciliares.
O ‘Criança Feliz’ é tão bem-sucedido em Montes Claros que a cidade foi escolhida, dentro todos os municípios de Minas, para receber a ação piloto de outro programa, o “Conta Pra Mim”; uma iniciativa conjunta do Ministério da Educação e do Ministério da Cidadania que tem o objetivo de incentivar a “Literacia Familiar”, que são práticas adotadas pelas famílias para estimular a interação dos pais com os filhos, através da leitura em voz alta. Em fevereiro, Montes Claros receberá 945 kits do programa, cada um contendo 20 livros. Esses kits serão repassados para as famílias atendidas pelo ‘Criança Feliz’, que serão orientadas a como atingir a meta do programa “Conta Pra Mim”, que é desenvolver, por meio de estratégias simples e divertidas, quatro habilidades fundamentais nas crianças: ouvir, falar, ler e escrever.
Hoje será realizada, a partir das 9 horas, um encontro na AMAMS (Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene), com a presença de representantes de cerca de 75 municípios do Norte de Minas. No encontro, que termina no dia 9, serão realizadas oficinas de alinhamento técnico do ‘Criança Feliz’, com o objetivo de fortalecer a execução do programa em toda a região. A Prefeitura de Montes Claros deu início na quarta-feira, 3, no Centro de Eventos do Parque de Exposições João Alencar Athayde, a mais uma edição do já tradicional “Eu vou fazer SAEB”, ação pedagógica com revisão de conteúdos de Português e Matemática que visa intensificar a preparação dos alunos 9º ano do Sistema Municipal de Ensino para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), anteriormente conhecida como Prova Brasil, que serão realizadas entre os dias 8 de novembro e 10 de dezembro deste ano.
Organizado pela equipe de analistas da Coordenadoria de Ensino Fundamental dos Anos Finais, o evento, que está em sua quarta edição, continuou realizando suas ações nesta quinta, 4, e sexta-feira, 5, contemplando mais de 300 alunos por dia. O evento contou com o apoio do Colégio HG6, que disponibilizou os professores de Português e Matemática para ministrar as revisões dos conteúdos e, ainda, distribuiu brindes aos alunos.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)