As chuvas que estão ocorrendo em Montes Claros acabaram prejudicando a coleta de lixo na zona rural do município, pois o caminhão compactador responsável por esse serviço esbarrou no acesso ao local. O caso foi denunciado nas redes sociais na quinta-feira e foi confirmado pelo secretário municipal de Serviços Urbanos, Guilherme Guimarães, que é vice-prefeito da cidade. Ele justifica que o problema foi registrado apenas na comunidade de Vaca Morta, que fica na estrada entre Santa Rosa de Lima e São Pedro da Garça e garante que bastando melhorar as condições climáticas para retomar o serviço. “No entanto, cabe ressaltar que esta semana só não conseguimos realizar a coleta de terça-feira nas comunidades supracitadas. Na segunda e quarta a coleta foi realizada normalmente” – esclarece o secretário.
Montes Claros passou a usar neste ano o caminhão compactador e com isso, coleta 30 toneladas por semana de lixo na zona rural. Antes, a coleta ocorria com caminhão gaiola, mas o secretário Guilherme Guimarães explica que ocorreram dois problemas: isso exigia maior esforço dos garis, que tinham de fazer maior esforço para jogar o lixo por cima da gaiola, prejudicando no aspecto ergonômico. Aliado a isso, por ser um veículo de menor porte, muitas vezes exigia duas viagens até a comunidade rural. Por isso, desde janeiro ele pegou um caminhão compactador da limpeza urbana na cidade e colocou na coleta rural. Para esse ano o prefeito Humberto Souto já autorizou a implantação de coleta de lixo rural nas comunidades de Lagoa de Freitas, Pedra Preta, Morro Vermelho no Portal das Águas.
O secretário Guilherme Guimarães lembra que Montes Claros coleta em média 270 toneladas por dia na cidade e 30 toneladas por semana na zona rural e que uma Comissão de Avaliação faz o acompanhamento e fiscalização do serviço. Por sinal, anunciou que está sendo criado um site para informar o horário exato que o lixo será coletado em cada ponto da cidade, permitindo aos moradores acompanharem a prestação do serviço e denunciar quando tiver problemas. (GA)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)