GIRLENO ALENCAR
Uma fina chuva foi registrada na madrugada e no início da tarde de terça-feira (19) em Montes Claros e serviu para aliviar o calor que ocorria na cidade. Muitos montesclarenses foram surpreendidos quando acordaram na quarta-feira e viram as ruas molhadas. A chuva teve início às 2h45 e durou apenas 10 minutos. A dona de casa Maria Rita Silva explica que acordou no horário quando ouviu o barulho da chuva no telhado de sua casa. Sua expectativa é que este seja o inicio do período chuvoso na cidade.
O Instituto Nacional de Meteorologia indicou que choveu 24,8 mm em Montes Claros neste mês de dezembro, em índice bem abaixo da média histórica, que é de 222,5 mm.
A barragem de Juramento, principal fonte de abastecimento de Montes Claros, está com 44,79% da capacidade de armazenamento. A Copasa informou que não há risco de desabastecimento de água no município e o volume é considerado satisfatório para o período. A Barragem estava com 67% de sua capacidade em janeiro desse ano, quando atingiu o maior volume reservado em nove anos. Os dados indicam que de outubro de 2022 até o dia 10 de janeiro de 2023 choveu cerca de 623 milímetros, com isso, o nível da barragem subiu e está em 67% da capacidade total. Era o maior volume reservado desde 2014, o que nos dá uma tranquilidade para enfrentar o ano de 2023 e 2024, e também nos dá uma responsabilidade para a gente continuar trabalhando para que ela volte a verter”, comentou o supervisor de serviços da Copasa de Montes Claros, Antônio Luiz Salgado.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)