A previsão de chuvas hoje (1º) levou a Associação Presente de Apoio a Pacientes com Câncer e o Hospital Oncovida a adiarem por uma semana o lançamento da campanha Novembro Azul em Montes Claros. Que seria hoje às 8 horas. O objetivo das instituições é levar informação à população da cidade, reforçando iniciativas para promover a mudança de comportamento dos homens, além de incentivar o hábito de consultar um médico e realizar os exames preventivos. O Brasil teve 44 mortes por dia por câncer de próstata em 2021, segundo o Instituto Nacional do Câncer, e é essa realidade que precisa ser transformada. A ação será realizada no Parque Sagarana, às 8h, com presença de especialistas, palestrantes, pacientes com câncer e da sociedade.
A oncologista Priscila Miranda Soares, o urologista Conrado Leonel Menezes e mágico e palestrante Júlio Rasec farão considerações sobre o câncer de próstata, com o objetivo de chamar a atenção dos homens para o exame de rastreamento da doença. Desde sua fundação, há 18 anos, a Associação Presente é responsável por iniciativas para promover a mudança de comportamento do público masculino, incentivando o hábito de consultar um médico e realizar os exames preventivos.
Para o ano de 2022, a instituição adota o lema “Mostre sua força, vença o preconceito”, com a intenção de conscientizar os homens a terem atitude e serem protagonistas de sua saúde, cuidando dela de maneira integral. Mesmo com as constantes campanhas de prevenção e alerta para a realização dos exames que podem detectar o câncer de próstata em estágio inicial, muitos homens com idade avançada ainda relutam em seguir as recomendações do rastreamento. O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Segundo o INCA, Minas Gerais tem uma taxa estimada de 43,78 casos de câncer de próstata para cada 100 mil homens, e 95% dos diagnósticos são feitos de forma tardia.
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino que contribui para produção e armazenamento do sêmen. O câncer na próstata é o tipo de tumor mais comum em homens com mais de 50 anos. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento. A doença é o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata. Quando há presença de câncer, a glândula endurece. Na fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas. Em 95% dos casos, eles aparecem em estágio avançado.
Portanto, exames preventivos frequentes são fundamentais para que a doença não seja descoberta em estado avançado. Homens a partir dos 50 anos de idade (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família). Pessoas negras também têm maior predisposição para desenvolver este tipo de câncer devido ao fator genético. É importante destacar que todos os homens dentro destas condições devem realizar os exames preventivos anualmente. Um desses exames é o toque retal. O exame é rápido e indica se a próstata apresenta algum tipo de alteração. Caso a alteração seja detectada, o médico pode solicitar outros exames para confirmar o diagnóstico, como o PSA (Antígeno Prostático Específico), o ultrassom transretal e a biópsia da glândula, que consiste na retirada de fragmentos da próstata para análise. Só então é feito o diagnóstico. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores serão as chances de cura, além de permitir um tratamento menos agressivo.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)