Chegada do verão exige cuidados redobrados com a pele - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Chegada do verão exige cuidados redobrados com a pele

O verão se aproxima e muitas pessoas aproveitam a estação mais quente do ano para tirar férias e viajar. Em países tropicais, como o Brasil, os destinos mais procurados são locais com praias, cachoeiras e piscinas. A exposição ao sol traz muitos benefícios à saúde, pois estimula a produção de vitamina D, essencial para várias atividades do corpo. Contudo, a exposição prolongada e sem os cuidados necessários para manter a pele e o corpo protegido e hidratado pode causar sérias doenças.

Dados da Campanha Nacional do Câncer da Pele, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), realizada em dezembro de 2019, apontam que mais de 60% dos brasileiros não usam nenhum tipo de proteção para a pele no dia a dia. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele não melanoma é o tumor mais frequente em ambos os sexos e constitui cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país.

Alguns cuidados simples podem evitar problemas futuros. Para a exposição prolongada ao sol é essencial avaliar o melhor horário e utilizar sempre o filtro solar de, no mínimo, 30 FPS (Fator de Proteção Solar). Rosto, mãos, braços, colo e ombros devem estar sempre protegidos, visto que essas áreas tendem a apresentar manchas de coloração marrom, pois ficam mais expostas aos raios UVB e UVA – raios ultravioleta nocivos à saúde, causando produção acelerada de melanina, que atua como um mecanismo de defesa natural da pele contra a radiação.

A farmacêutica Poliana Diniz explica que há diversas opções de filtro solar nas farmácias, com preços acessíveis e marcas variadas. “Como nessa época do ano a radiação solar incide com maior intensidade, aumentando os riscos de queimaduras, câncer da pele, envelhecimento da pele e outros problemas, é ainda mais essencial se proteger. As opções disponíveis atendem a todos os públicos e a todos os bolsos”, frisa.

Além do protetor solar, Poliana Diniz destaca que é essencial utilizar chapéus de abas largas para cobrir o rosto e corpo, óculos escuros para proteger a retina contra a radiação e a pele ao redor dos olhos e usar roupas de algodão para bloquear a maior parte da radiação UV. Após a exposição ao sol, importante hidratar a pele com loções pós-sol e cremes hidratantes.

A hidratação do corpo também é fundamental, visto que mais de 70% do corpo humano é composto de água, componente que ajuda a hidratar, levar os nutrientes até as células, como oxigênio e sais minerais, e expulsar as substâncias tóxicas por meio do suor e da urina. “Então, pode abusar da água, suco de frutas e água de coco, itens que só fazem bem e mantém a pele saudável”, destaca a farmacêutica. (ÂNGELO FRANCO – Colaborador)