A Câmara de Montes Claros entregou, na manhã dessa segunda-feira (10/3), o Título de Cidadã Honorária à chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Letícia Gamboge Reis. A homenagem foi de iniciativa da vereadora Ceci Protetora (PRD) e contou com a participação de membros da segurança pública, do prefeito Guilherme Guimarães e também do deputado federal Marcelo Freitas.
Letícia Gamboge Reis ingressou na Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) em 1997, com trajetória marcada por busca de melhorias institucionais. Ao longo destes anos, a delegada ocupou cargos estratégicos, como a Superintendência de Planejamento, Gestão e Finanças da PCMG, esteve à frente da direção do Instituto de Identificação de Minas Gerais e a cooperação do Projeto Mediar, voltado à mediação de conflitos.
Letícia Gamboge chefiou o Departamento Estadual de Investigação de Homicídios e Proteção à Pessoa – em 2023 assumiu o cargo de chefe da PCMG.
Para a proponente do evento, Ceci Protetora, a delegada Letícia Gamboge é uma líder inspiradora, profissional incansável, de caráter íntegro e comprometida com o bem comum.
“À frente da chefia da Polícia Civil do Estado, ela carrega em seus ombros não apenas a responsabilidade de comandar uma das mais importantes instituições de segurança de Minas Gerais, mas também a missão de torná-la mais acessível, modernizando, sendo eficiente e qualificada às necessidades atuais da sociedade”, ressaltou a parlamentar.
Além da atuação como chefe da PCMG, Letícia Gamboge atua como professora na formação de novos profissionais e na capacitação de membros da polícia. “Fico honrada em receber essa homenagem em Montes Claros. Entretanto, não estaria aqui se não fosse a excelência da nossa corporação local, que conseguiu um feito histórico: eles superaram a meta que estabelecemos em 120%. Nossa missão como policial civil é árdua ainda mais quando somos mulheres e precisamos ocupar tantas atribuições, fazendo todas com competência”, agradeceu Gamboge.
O deputado federal Marcelo Freitas (União) pontuou que a Casa Legislativa acerta mais uma vez em conceder a honraria para a delegada Letícia Gamboge, especialmente pela representatividade feminina em todos os setores da segurança pública. Já o prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães (União) destacou a importância da meritocracia, especialmente em cargos públicos.
“Mulheres em cargos de grande impacto social não deveriam ser exceção. Ainda bem que nossa sociedade está mudando, como reflexo disso, temos cinco mulheres vereadoras desta Casa”, finalizou o prefeito. (Christine Antonini)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)