Chapada Gaúcha e Urucuia retornam para a onda verde Covid-19 - Rede Gazeta de Comunicação
Chapada Gaúcha e Urucuia retornam para a onda verde Covid-19

GIRLENO ALENCAR

Os municípios de Chapada Gaúcha e Urucuia, do Norte de Minas, são os únicos que estão enquadrados na Onda Verde, conforme decisão do Comitê Estadual do Covid, que na deliberação tomada quarta-feira definiu que o Noroeste de Minas avançasse da Onda Amarela para a Onda Verde, onde a flexibilização das atividades comerciais é mais ampla. Os outros 84 municípios do Norte de Minas estão caracterizados na Onda Amarela, com a limitação da flexibilização. Apesar de geograficamente estarem vinculados ao Norte de Minas, Chapada Gaúcha e Urucuia participam do planejamento de saúde do Noroeste de Minas. O curioso é que por outro lado os dois pertencerem a macrorregião Macro Norte na saúde, atendidos pelo Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência (Cisrun Norte).

O Comitê Extraordinário Covid-19 definiu na quarta-feira que a macrorregião Sul retornará para a onda vermelha, fase que permite o funcionamento de apenas serviços essenciais, como bancos, farmácias, padarias e supermercados. Segundo os dados apresentados pelo grupo, houve crescimento de 9% na taxa de incidência da doença em todo o estado nos últimos sete dias. Já a região Noroeste avançará para a onda verde do Minas Consciente, plano criado pelo Governo de Minas para retomada da economia de forma gradual e segura. Nesta etapa está autorizado o funcionamento dos serviços não essenciais com maior risco de contágio, como cinemas e bares com música ao vivo.

Com a nova determinação, 10 das 14 macrorregiões do estado (Centro, Oeste, Jequitinhonha, Leste, Leste do Sul, Nordeste, Vale do Aço, Sudeste, Centro-Sul e Sul) estão na onda vermelha, a mais restritiva do Minas Consciente. As regiões Norte e Triângulo Norte estão na amarela. Já Noroeste e Triângulo Sul ficam na verde. O vice-governador Paulo Brant pediu cautela para a população neste momento em que os números estão mais alarmantes. “Peço à população que permaneça em casa, se possível, e continue adotando todos os cuidados, como o uso de máscaras e higienização das mãos”, alertou.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: