Centro Social Mali Martin realiza formatura pelo Projeto Costura Solidária apoiado pelo Edital de Projetos da Fundação Aperam Acesita - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Centro Social Mali Martin realiza formatura pelo Projeto Costura Solidária apoiado pelo Edital de Projetos da Fundação Aperam Acesita

No dia 14 de agosto, o Centro Social Mali Martin – CSMM celebrou um momento especial, a formatura do curso de Corte e Costura dos beneficiários do projeto “Costura Solidária”, apoiado pela Aperam BioEnergia e Fundação Aperam Acesita, por meio do Edital de Projetos da Fundação Aperam Acesita. O evento reuniu cerca de 100 pessoas, que prestigiaram a certificação de 26 formandos, além de apresentações culturais realizadas pelos participantes das oficinas de capoeira e violão.

A cerimônia contou com a presença de representantes da Aperam BioEnergia, empresários do setor de malharias, membros da Prefeitura Municipal, Conselho Tutelar, Câmara Municipal e diretores da ONG. Todos se uniram para homenagear os formandos e celebrar a conclusão do curso, que representou uma conquista significativa para a comunidade.

“O sucesso do projeto ‘Costura Solidária’ é um reflexo do compromisso da Fundação Aperam Acesita em promover o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social nas comunidades em que atuamos. Ver essas 25 mulheres e 01 homem concluindo o curso e ganhando uma nova perspectiva de vida é extremamente gratificante. Continuaremos a apoiar iniciativas que capacitam e valorizam o talento local, contribuindo para um futuro mais justo e próspero para todos.” Disse Regisllainy Cobucci – Analista de Relações Sociais.

Ernani Sousa, diretor administrativo do CSMM, expressou a importância dessa parceria: “Agradeço essa parceria com a Aperam, que hoje culmina na formatura de 26 beneficiários. Essa colaboração é de grande importância, pois conseguimos reabrir a sala de corte e costura, que estava fechada. É essencial que continuemos participando dos editais, pois são uma fonte vital de recursos para nossa instituição.”

Dietrich Hermann Ficher, presidente do Centro Social Mali Martin, também destacou a relevância do apoio: “Agradecemos mais uma vez à Aperam pela oportunidade de permitir que essas moças e moço se formassem no curso de corte e costura, algo tão importante para eles. Muito obrigado, Aperam.”

Marilene Prado, uma das alunas formadas, compartilhou sua gratidão: “Estou muito agradecida ao Mali Martin por ter custeado nosso projeto, e também quero agradecer à Aperam BioEnergia, que é uma instituição que ajuda muito. O Mali Martin apoia crianças em situação de vulnerabilidade, e esse curso foi uma excelente oportunidade para nós.”

O projeto “Costura Solidária” com aulas ministradas pela instrutora Viviane, que foi homenageada pelos alunos, tem como objetivo capacitar os beneficiários, oferecendo conhecimento sobre equipamentos, técnicas e noções básicas de corte e costura. Além disso, o curso prepara os alunos para o mercado de trabalho, qualificando-os para confeccionar peças de vestuário masculino e feminino com o uso de máquinas apropriadas para a indústria têxtil. Como parte do projeto, a sala de cursos foi equipada com uma bordadeira industrial e uma prensa térmica profissional, enriquecendo ainda mais a qualificação dos atendidos. Durante o curso, também foram confeccionados 60 uniformes para crianças, adolescentes e jovens carentes atendidos pela ONG.