Centro Educacional de Juvenília recebe visita da Comissão de Educação - Rede Gazeta de Comunicação
Centro Educacional de Juvenília recebe visita da Comissão de Educação

A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai visitar, nesta sexta-feira (3), às 10 horas, o Centro Educacional de Juvenília (Ceju).

A atividade no Ceju, que se localiza a rua Professora Helena Antipoff, 163, no município do Norte de Minas, foi solicitada pelas deputadas Beatriz Cerqueira e Macaé Evaristo, ambas do PT, presidenta e vice da comissão, Lohanna (PV), Betão (PT), Leninha (PT) e Leleco Pimentel (PT).

O Centro Educacional de Juvenília foi fundado em 1953 e é ligado à Fundação Educacional Caio Martins (Fucam), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Educação (SEE), que oferece educação básica e formação voltada às práticas no campo para crianças e adolescentes em condições de vulnerabilidade social.

O Ceju conta com três fazendas: Fazenda Olaria, Fazenda Macambira e a Fazenda Cantinho. Conforme o site da Fucam, elas dispõem de uma ampla área verde, propícia para a realização de visitas guiadas voltadas ao ensino e pesquisa, projetos de horticultura, bovinocultura, suinocultura, avicultura, fruticultura e trilha ecológica.

Projeto que previa fim da Fucam foi modificado

A extinção da Fucam e consequentemente dos seus centros educacionais e escolas era objeto do Projeto de Lei (PL) 359/23, do governador Romeu Zema. No entanto, após quase três meses de diálogo e negociação entre parlamentares da base e de oposição ao governo, esse conteúdo foi excluído do projeto.

Resultou desse processo a manutenção da infraestrutura atual e dos servidores da Fucam, que passará a ceder cargos em comissão, funções gratificadas e gratificações temporárias estratégicas para outras estruturas do Executivo, como a Secretaria de Estado de Governo (Segov).

A matéria modificada foi aprovada nesta quarta (31/5) pelo Plenário em 2º turno. O projeto agora segue para sanção do governador. Após mudanças, projeto da Fucam é aprovado, mantendo infraestrutura atual da fundação.

Construção coletiva

O processo de negociação em torno do projeto contou com participação efetiva da Comissão de Educação, que realizou audiências públicas sobre o tema, além de visitas em unidades da instituição no interior do Estado.

Na votação de Plenário desta quarta (31), a deputada Beatriz Cerqueira manifestou satisfação pela construção coletiva do novo texto e disse que se avançou muito em relação ao conteúdo original protocolado em março na ALMG. (Portal ALMG)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: