Centro de Triagem terá obras iniciadas este ano - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Centro de Triagem terá obras iniciadas este ano

As obras do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) que será construído no espaço do antigo Zoológico Municipal de Montes Claros deverão ser iniciadas no mês de novembro. A criação do centro será possível porque um termo de comodato, com duração de 25 anos, firmado entre o município e o estado, cedendo mais de 20 mil metros quadrados do espaço do Zoológico ao Instituto Estadual de Florestas (IEF), foi assinado em 2019 pelo prefeito de Montes Claros, Humberto Souto.

O CETAS irá abrigar animais silvestres capturados, resgatados ou entregues, vindos de locais inapropriados, como áreas urbanas ou o cativeiro. No Centro de Triagem os animais passarão por recuperação, no caso de estarem machucados, e por triagem, para serem catalogados e identificados antes de serem devolvidos à natureza. O local será importante para a preservação de diversos animais em iminência de extinção, e trará mais espaço para os estudos e cuidados dos bichos.

Os técnicos do IEF e da Sada, acompanhados pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, vistoriaram o local da implantação do CETAS, que terá, além das estruturas administrativas, um centro médico completamente equipado, uma ala para cuidados especiais com filhotes, um espaço de quarentena para o isolamento dos animais recém-chegados, e viveiros para treinamento de voo e condicionamento físico das mais diversas espécies.

“É importante destacar a nobre ação da Prefeitura de Montes Claros de ceder o terreno para a construção do futuro CETAS do município, e também a diretoria-geral do IEF, pelo apoio constante à nossa unidade regional”, salientou a supervisora da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade (URFBio) Norte, Margarete Caires.

“Por ser o segundo entroncamento rodoviário do País, Montes Claros é o primeiro em tráfico de espécies silvestres, sendo considerada uma das principais rotas deste tipo de contrabando, ligando o Norte e Nordeste ao Sudeste do Brasil. Por isso, é fundamental a implantação deste CETAS na cidade, já que a estrutura daquele espaço que funciona no Ibama para abrigar os animais que são tirados do seu ambiente natural não atende a demanda”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Sóter Magno.

A implantação do novo CETAS é fruto do Termo de Ajustamento de Conduta Ambiental firmado pela Sada Bioenergia e Agricultura Ltda no âmbito do seu licenciamento ambiental com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente das Bacias dos Rios Verde Grande e Pardo. (GA)