A Cemig realizou na quarta-feira (6), uma pequena abertura do vertedouro da Usina de Três Marias, com uma vazão de 300 metros cúbicos por segundo. Nas últimas semanas, após o período significativo de cheias no rio São Francisco, o fenômeno de migração de peixes tem atraído uma quantidade significativa de espécimes ao canal de fuga da usina (local de saída da vazão turbinada). Considerando a grande quantidade de peixes e o monitoramento constante da Cemig da condição de qualidade da água no local, foi necessário aumentar o valor liberado de vazão.
Esse aumento visa trazer uma condição mais favorável para ictiofauna local, evitando possíveis impactos que possam ocorrer durante esse fenômeno de “migração de juvenis”. Ainda no início da tarde, a geração da usina foi maximizada, passando a liberar 780 metros cúbicos por segundo. Dado que não houve reflexo significativo na melhoria nas medições de oxigênio dissolvido, será necessário abrir o vertedouro, com uma vazão pequena, a fim de avaliar resultados mais favoráveis.
Desde então, a liberação total 1.080 metros cúbicos por segundo. Para esse patamar de vazão, não ocorrerá nenhum efeito de cheias para nenhuma das cidades ao longo do rio São Francisco, sendo um aumento normal de liberação. A Cemig informou que informe é realizado apenas em caráter informativo, não sendo necessárias ações extras das Defesas Civis locais.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)