Cemig premia estudante de Montes Claros na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética - ONEE - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Cemig premia estudante de Montes Claros na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética – ONEE

Estudantes e familiares conheceram o centro de operações da empresa e o Espaço Cemig Sesi de Eficiência Energética, na capital do estado

A Cemig realizou, esta semana, premiação dos alunos vencedores da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética – ONEE, na sua área de concessão. O evento aconteceu na sede da companhia, em Belo Horizonte, e reuniu 13 alunos de diversas regiões do estado, que receberam medalhas de ouro e uma placa de congratulação. O aluno Davi Domingues Mesquita, do Collegium Prisma, de Montes Claros, foi uma das estudantes premiadas. A professora com mais alunos premiados na olimpíada também foi homenageada.

A estudante Maria Eduarda Benfica de Sá, aluna do Centro Pedagógico Motivar, do município de Sabinópolis, foi uma das premiadas na solenidade e falou sobre o quanto a Olimpíada de Eficiência Energética ampliou a sua visão sobre a sustentabilidade. “Eu já tinha ouvido falar na eficiência energética, pois meu pai sempre falava sobre economizar e sobre ajudar o planeta, mas o assunto mais aprofundado e detalhado, foi essa Olimpíada que me ensinou. Foi uma experiência incrível e única. Abriu muito a minha visão sobre o tema. Economizar energia não é só sobre economizar dinheiro, mas sobre ter melhores condições no planeta a longo prazo. Se não soubermos administrar os recursos que temos hoje, nós comprometeremos o futuro das próximas gerações”, refletiu a estudante.

A professora homenageada, Maria Ilma da Silva, da Escola Estadual Machado Mineiro, de Águas Vermelhas, município do Norte de Minas, reconheceu o esforço de todos os colegas em incentivar os alunos em busca do conhecimento. “Com muito orgulho eu estou aqui para representar não somente a minha instituição de ensino, mas todas as escolas de Minas Gerais. Nós devemos abraçar a Olimpíada, pois temos muitos alunos com potencial nas nossas escolas. Inscrevi a nossa escola, recebi todo o suporte e tivemos muitos alunos medalhistas já no primeiro ano. Meus parabéns a todos os medalhistas”, discursou Maria Ilma.

Com um discurso bastante emocionado, Eneida Rodrigues de Souza Oliveira, mãe do estudante premiado Raul Gabriel de Souza Oliveira, aluno da Escola Municipal Rocha Pombo, de Juiz de Fora, representou todas as famílias presentes no evento.   “Quando eu recebi o comunicado da escola sobre o resultado eu quase não acreditei, mas quando eu lembrei que o meu filho chega em casa, tira as garrafas de café e todas as coisas de cima da mesa e vai estudar, eu pensei: por que ele não pode estar lá? Que a gente acredite, que a gente saiba que eles são capazes. Quero agradecer também aos professores que acreditam e incentivam. Que deixemos a capacidade de persistir como herança para os nossos filhos”, declarou Eneida.

A subsecretária de Administração da Secretaria de Educação, Luciana Quaresma, presente no evento, aproveitou a ocasião para destacar a importância da parceria com a Cemig na disseminação dos conhecimentos sobre eficiência energética entre os estudantes da rede estadual de ensino. “Poder estar aqui com uma geração tão jovem se preparando tão cedo com o melhor que podemos oferecer, é gratificante. Nossa expectativa é estender essa parceria para toda a rede estadual, pois quando a gente educa um estudante, nós educamos toda a comunidade que está em redor dele”, enfatizou Luciana.

O dia dos estudantes e demais participantes do evento foi marcado por muito aprendizado sobre a geração e distribuição de energia elétrica. Após a premiação, os alunos fizeram uma visita ao Centro de Operação da Distribuição – COD e ao Centro de Operação do Sistema – COS da Cemig. Na parte da tarde, eles visitaram o Espaço Cemig Sesi de Eficiência Energética, localizado no Museu de Artes e Ofícios, na Praça da Estação, na capital do estado.

Olimpíada Nacional de Eficiência Energética – ONEE

A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, realizada pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica – ABRADEE, em parceria com as concessionárias de todo o país. A Cemig abraçou esse projeto desde a primeira edição realizada em Minas Gerais, na fase de testes em 2022.