CDL organiza Dia sem Impostos em Montes Claros - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

CDL organiza Dia sem Impostos em Montes Claros

GIRLENO ALENCAR

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Montes Claros iniciou a organização do Dia livre de impostos, a ser comemorado no dia 25 de maio, quando vários produtos são vendidos sem o valor dos impostos. O presidente da CDL de Montes Claros, Ernandes Ferreira da Silva explica que esta esperando a adesão de empresas de vários setores para não ficar apenas com a oferta de combustíveis. “O Brasil é o 14º país do mundo que mais arrecada impostos. Já deu, né? Se você é a favor da redução da nossa carga tributária e da conscientização da população sobre o assunto, não deixe de participar do #DiaLivreDeImpostos!”, explica o presidente.

Desde o dia 26 de abril ocorreu a live Tudo sobre o DLI (Dia Livre de Impostos), realizada pela coordenação nacional do evento a fim de lançar oficialmente a campanha, apresentar o novo site e ainda explicar o que está sendo preparado para esta edição. A transmissão ao vivo ocorreu no canal da CNDL no Youtube e contou com a participação do coordenador e da vice-coordenadora da CDL Jovem Nacional, Raphael Paganini e Lúcia Fassarella, respectivamente; e do coordenador nacional do DLI 2023, Victor Gonzales.

Em sua 17ª edição, o DLI é uma ação de conscientização promovida pelas CDLs Jovem (Câmaras de Dirigentes Lojistas Jovem) de todo o Brasil contra as altas cargas tributárias e o baixo retorno dos impostos arrecadados. Em 2023, o Dia Livre de Impostos será realizado no dia 25 de maio. “Estamos em um ano de muitas discussões sobre a reforma tributária, um tema recorrente importantíssimo hoje no Congresso Nacional. Queremos levar uma mensagem clara: o excesso de tributação e burocracia atrapalha muito o nosso ambiente de negócios”, disse Raphael Paganini, durante a live.

A coordenação nacional da CDL Jovem, com o apoio da equipe de RIG (Relações Institucionais e Governamentais) da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), negocia com o Congresso Nacional a realização de uma sessão solene para tratar sobre o Dia Livre de Impostos e a urgência da reforma tributária. Hoje, dos 12 meses nos quais os brasileiros trabalham, quatro são exclusivamente para pagar os impostos e sustentar a máquina pública. Por isso, o Dia Livre de Impostos é realizado após abril, a fim de simbolizar o início do período em que o empresário realmente começa a trabalhar para si e o seu negócio.

O DLI não é apenas um ato de protesto. É também uma das melhores datas comerciais do primeiro semestre para o Varejo. Gera visibilidade e aumenta o fluxo de consumidores para as lojas que participam da ação. Victor Gonzales explicou que, para ter sucesso com a campanha, “os lojistas devem ter bom estoque e conversar com os fornecedores para realizar boas negociações”. E acrescentou: “O DLI pode ser utilizado para adquirir novos clientes e criar relacionamento com eles, garantindo a fidelização do comprador”. Lúcia Fassarella lembrou que a ação não incentiva a sonegação de impostos. “Os produtos serão vendidos com descontos – que são definidos com base na alíquota tributária que incide em cada item. Os lojistas participantes pagarão todos os impostos e cumprirão com todas suas obrigações tributárias, arcando com todos os custos referentes à campanha”, ressaltou a vice-coordenadora da CDL Jovem Nacional. (GA)