CCVEC recebe aulas do Proerd, em parceria com a Polícia Militar - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

CCVEC recebe aulas do Proerd, em parceria com a Polícia Militar

VINÍCIOS SANTOS

Na tarde dessa quinta-feira (27) foi realizada – no Centro Comunitário de Vivência Educacional, Professor Luiz Flávio Pereira (CCVEC) – a primeira aula do Proerd Kids, a qual foi ministrada pelo Sargento Júnior Maia, da Polícia Militar de Minas Gerais. Na oportunidade, o sargento interagiu com as crianças, ensinou brincadeiras, os números telefônicos de emergência e reforçou a importância desta parceria da PMMG com os educandários.

“Nós já estamos há mais de 10 anos com a patrulha escolar e também com o Proerd nas escolas, trazendo esta segurança para as nossas crianças. A Polícia Militar, juntamente com todos os órgãos que compõem o sistema de defesa social, a Polícia Civil, Guarda Municipal, Promotoria, enfim, nós temos feito um trabalho de tentar garantir um futuro melhor para as nossas crianças”, afirmou o Sargento Maia.

A diretora Rita de Cássia Silva falou sobre as atividades do projeto na escola. “Podermos receber o Proerd, esta parceria com a Polícia Militar, é algo de grande importância, porque as crianças estão recebendo a educação de que eles precisam, de fato, para se tornarem adultos ‘nota 10’”, disse a diretora, que acrescentou: “a insegurança [nas escolas] estava intensa, não só em Montes Claros, mas em todo o Brasil. E hoje, graças a Deus, com esta parceria com a Polícia Militar, a escola se torna mais segura para as nossas crianças”.

O Sargento Maia deixou uma mensagem para os pais. “Vamos observar os nossos filhos, pais. Este período pós-pandemia tem sido muito difícil para todos e requer esta observação mais zelosa. Cada vez mais os nossos jovens estão conectados com as redes sociais, onde tem muita coisa boa, mas também tem muita coisa ruim. É importante fiscalizar o quê os jovens têm acessado nas redes [sociais]. E aproveito a oportunidade para reforçar que nós, da Polícia Militar, estamos trabalhando diuturnamente para que possamos ter nos educandários de toda cidade uma paz social, que as crianças possam vir para a escola e adquirir conhecimento, afinal de contas, eles são o futuro da nossa nação”, finalizou.


Educandário atua há décadas, levando aprendizado e assistência social às crianças

O CCVEC – Centro Comunitário de Vivência Educacional, Professor Luiz Flávio Pereira – teve sua origem no desmembramento das atividades sociais, com ações educativas, no Bairro Cidade Cristo Rei. O trabalho realizado naquela área contribuiu muito para transformar socialmente tal área carente. O sucesso da ação social, que ofereceu, no princípio, a pré-escola às crianças e ensino fundamental aos jovens da comunidade, contou à época com a parceria da então Fundação Norte Mineira de Ensino Superior, atualmente Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes.

O CCVEC, então, passou a atuar no bairro Dr. João Alves, onde já ajudou a centenas de crianças e adolescentes, assim como às suas famílias, no decorrer das últimas décadas. Atualmente, o CCVEC é uma escola infantil, que atende a alunos com idades entre 1 ano e oito meses a 5 anos –, além de seguir ajudando a muitas famílias carentes.

A instituição, atualmente, oferece quatro refeições diárias aos seus alunos, sendo necessária a valiosa colaboração de algumas empresas, que, humanamente, abraçam a causa, e de algumas ações solidárias que são realizadas, visando à continuidade dos serviços prestados. (VS)