Catopês fazem, hoje, leilão de arte para viajarem para carnaval no RJ - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Catopês fazem, hoje, leilão de arte para viajarem para carnaval no RJ

Os grupos de Catopês, Marujos e Caboclinhos de Montes Claros realizam hoje (5) um leilão de arte para com peças doadas por vários artistas e até mesmo instrumentos usados nos seus desfiles como forma de arrecadar recurso para se apresentarem no dia 9, no desfile da escola de samba acadêmicos de Niterói, que neste ano, trás como tema os grupos folclóricos de Montes Claros. Sem receber ajuda do poder público, a Associação dos Catopês, Marujos e Caboclinhos teme que o desfile no sambódromo não tenha catopês. A meta é levar 100 dançantes para desfilarem com seus trajes no Rio de Janeiro.

O leilão de arte será realizado a partir das 20 horas, na cantina do Fred, organizado pela jornalista e curadora do movimento em prol da Associação dos Catopês, Marujos e Caboclinhos, Felicidade Tupinambá. Ela disse que as vendas vão ser realizadas no espaço físico e virtual. “Vários artistas montes-clarenses se uniram para ajudar a contar essa história grandiosa, que será a homenagem à nossa cultura no Rio. Todas as obras de arte foram doadas. Nós temos um acervo com peças valiosíssimas, e todo o valor arrecadado será investido nessa viagem dos nossos grupos ao Rio”, ressaltou a curadora.

Além das telas, gravuras e esculturas, instrumentos musicais também serão leiloados, segundo Tupinambá.

Na tarde e noite de sábado foi realizado o segundo esquenta dos catopês na sede da Associação com shows de diversos blocos e bandas com o objetivo de arrecadar recursos. (GA)