Catopê de Montes Claros participa do Encontro Cultural de congado mineiros - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Catopê de Montes Claros participa do Encontro Cultural de congado mineiros

O segundo terno de catopê de São Benedito de Montes Claros foi um dos convidados do Encontro Cultural de guardas de congado mineiros em São Gonçalo do Rio Abaixo

Nos dias 1º e 2 de junho, São Gonçalo do Rio Abaixo foi palco de celebração e preservação cultural durante o Encontro Cultural, organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de São Gonçalo, por meio do Setor de Patrimônio Histórico. O evento reuniu todas as manifestações dos congados: Moçambique, Congo, Catopê, Caboclo, Marujo, Vilão e Cavaleiros de São Jorge. 

O ponto alto do encontro foi a homenagem aos Cavaleiros de São Jorge. Uma recriação produzida pelo setor de Patrimônio Histórico e Cultural que reuniu cavaleiros são-gonçalenses para resgatar uma tradição extinta desde a década de 1960.

No evento, cerca de 250 congadeiros de várias cidades mineiras estiveram representadas. Além de Montes Claros, participaram do evento os municípios de Oliveira, Mariana, Santa Bárbara, Rio Piracicaba e outros.

“Este encontro foi uma oportunidade para vivenciar e valorizar a rica diversidade das expressões culturais do Congado, fortalecer a identidade cultural e promover a salvaguarda dessas tradições”, comentou a representante do segundo terno de catopê de São Benedito de Montes Claros, Catharina Lopes Prates. Segundo ela, o segundo terno de São Benedito de Montes Claros vem sendo convidado constantemente para apresentações, não apenas em Montes Claros mas em outros municípios, inclusive, fora do estado de Minas Gerais

“Quem quiser convidar nosso terno para uma apresentação em festa, escolas, igrejas etc, basta nos procurar, pois não cobramos cachê, apenas ajuda de custo para os nossos foliões. Porém, não usamos o fardamento completo, pois ele deverá ser usado apenas nas festas de agosto, para preservar a nossa cultura. Ou quando morre um mestre de catopê ou em encontros culturais fora de Montes Claros, representando o nosso município”, concluiu Catharina.