Católicos pedem reabertura das igrejas e retorno das missas - Rede Gazeta de Comunicação
Católicos pedem reabertura das igrejas e retorno das missas

GIRLENO ALENCAR

Aproximadamente 100 católicos realizaram a oração de um terço, na Praça Pio XII, onde fica a Catedral de Montes Claros, para pedir ao arcebispo Dom João Justino Medeiros a reabertura das igrejas e a celebração de todos os sacramentos, inclusive as missas.

O evento surgiu na Rosa Mística de Montes Claros e teve a adesão de fiéis de diversas paróquias; na reza, alegaram que a pior morte é esta, de não poderem participar de forma presencial das missas. O pleito será enviado ao arcebispo.

Há cerca de uma semana, o Governo de Minas decretou a inclusão do Norte de Minas na ‘Onda Roxa’ de enfrentamento à Covid-19. A determinação foi aprovada no domingo (7), pelo Comitê Extraordinário Covid-19, grupo que se reúne semanalmente para avaliar os indicadores da doença no estado.

Com isso, com relação aos templos religiosos, estão vedados quaisquer tipos de eventos coletivos e celebrações de cultos e/ou missas; no domingo, dia 07 deste mês, a Polícia Militar, Guarda Municipal, fiscais de Serviços Urbanos e Vigilância Sanitária aplicaram multa de 200 Unidades de Referencia, no total de R$ 9,160 mil, à Igreja Universal, aqui em Montes Claros, que descumpriu o decreto vigente, e realizava um culto.

Na carta, enviada pelos católicos ao arcebispo metropolitano Dom João Justino de Medeiros Silva, destaca-se a compreensão, pelo momento que passamos, mas reforçam o pedido de retorno às atividades: “viemos, com humildade diante ao príncipe da Igreja, implorar pelo retorno das missas presenciais em Montes Claros. Sabemos da situação de pandemia que se encontra o país e MG e, como fiéis católicos, nós acreditamos que é neste momento que devemos intensificar as orações, penitências e a vivência dos sacramentos. Sabemos que o pão eucarístico vale mais que qualquer alimento e que a missa é mais essencial que qualquer outro evento”. 

Lê-se ainda na carta: “desejamos que o senhor considere o retorno das missas presenciais, pedindo todos os cuidados necessários de distanciamento social e, talvez, aumento de horários de celebração, para que possamos participar com todo o cuidado necessário com nossos irmãos”.

É válido lembrar, que antes mesmo da inclusão na ‘Onda Roxa’, por determinação do Governo do Estado, as igrejas já enfrentavam restrições, sancionadas em decreto municipal assinado pelo prefeito Humberto Souto.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: