CARNAVAL MOC 2025 | COMAD alerta para risco do consumo de álcool e droga por crianças e adolescentes durante a folia - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

CARNAVAL MOC 2025 | COMAD alerta para risco do consumo de álcool e droga por crianças e adolescentes durante a folia

O Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas de Montes Claros – COMAD, em parceria com a Prefeitura de Montes Claros, através das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e de Segurança Integrada, alerta toda população, especialmente os foliões, pais e responsáveis sobre o aumento do risco de experimentação de álcool e droga por crianças e adolescentes, durante o Carnaval, e da importância de proteger as pessoas em situação de vulnerabilidade.

Para o COMAD, crianças e adolescentes são público-alvo de atenção. Por isso, é preciso evitar uso e abuso de álcool e outras drogas, especialmente em época de carnaval. Mulheres, pessoas idosas, comunidade LGBTQIA+, pessoas com deficiência, povos tradicionais, pessoas em situação de rua são também públicos suscetíveis de violência e exploração, que demandam cuidados especiais neste período festivo.

“Liberdade, igualdade, inclusão e alegria são direitos humanos que devem ser respeitados por todos. Neste sentdo, o COMAD convida a sociedade civil a unir forças, junto a Prefeitura de Montes Claros, para proteger nosso bem maior, as pessoas mais indefesas e as minorias presentes no país”, orientou o presidente do COMAD, Wesley Aquino.

Segundo Aquino, campanhas digitais serão veiculadas, por meio de postagens nas redes sociais. “A ideia é propor uma reflexão à sociedade mineira acerca da importância de proteger a população mais exposta à violação de direitos humanos e sensibilizar os diferentes atores sociais sobre a importância de se fazer escolhas responsáveis”, concluiu.

Prevenir e sensibilizar

Atento a esse cenário, o COMAD vai fomentar o debate social, promovendo uma mobilização na cidade no sentido de alertar sobre a importância da prevenção ao uso/abuso de álcool e outras drogas, com especial atenção às crianças e adolescentes. Serão utilizadas diferentes estratégias direcionadas à população.

Telefones úteis

Lutar pela promoção, defesa e garantia de direitos humanos e de cidadania é um compromisso da sociedade. Todas as formas de violações devem ser denunciadas, combatidas e enfrentadas. A PMMG está preparada para receber denúncias, por meio do telefone 190.

Crianças e adolescentes não devem vender bebidas alcoólicas, alimentos, adereços carnavalescos ou outros produtos, pois configura situação de risco e exploração do trabalho infantil.

Caso perceba suspeita de violação de direitos, DENUNCIE! Disque 100. Acione o Conselho Tutelar do município ou a Polícia Militar.

É importante que todos estejam atentos aos sinais de desconforto quando uma mulher é importunada na rua, nos blocos ou estabelecimentos comerciais durante as festividades. A sociedade tem papel fundamental na luta contra a importunação sexual e no acolhimento das mulheres. (Luís Carlos Gusmão)