Carlos Viana se reúne com representantes em busca de soluções para a falência de produtores rurais do NM - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Carlos Viana se reúne com representantes em busca de soluções para a falência de produtores rurais do NM

A longa estiagem de quase oito anos que tem atingido o Norte de Minas provocou prejuízos enormes aos produtores da região. Com as perdas, vieram os rombos nas finanças e dificuldades para pagar os financiamentos com os bancos e as dívidas com o comércio. Com o objetivo de expor os problemas enfrentados pela classe ruralista norte-mineira, e assim buscar soluções, foi realizado, na Sociedade Rural de Montes Claros, por intermédio do vereador Wilton Dias e do secretário Municipal de Agricultura Osmani Barbosa, uma reunião com o senador Carlos Viana (PSD), um dos vice-líderes do governo Bolsonaro no Senado.

“Como presidente da Sociedade Rural de Montes Claros, estou muito esperançoso, porque é uma pauta essencial para os norte-mineiros da prorrogação das dívidas rurais. Temos a certeza de que o senador Carlos Viana pode nos ajudar muito na tramitação dessa Medida Provisória 1.016/20, aprovada na Câmara dos Deputados, que cria regras para renegociação extraordinária de dívidas no âmbito do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO)”, diz o presidente da Sociedade Rural de Montes Claros, Moacyr Basso.

O presidente da Sociedade Rural agradeceu o apoio do senador nas pautas que buscam o desenvolvimento da região. “Sabemos do apreço que o senador Viana tem pela nossa região e temos a certeza que, com a vitória dessa medida provisória, a maioria dos produtores endividados – por causa da seca que assola o norte do Estado – estarão sendo contemplados. E terão a chance de retomar às suas atividades com mais condições”, comenta Basso.

O senador Carlos Viana recebeu os pedidos e prometeu analisar a matéria e lutar pelo seu atendimento. “Precisamos auxiliar os produtores que, eventualmente, estão com dívidas. Sabemos do momento difícil que o país está vivendo devido à pandemia e temos que ajudar todos os setores”, disse Viana.

Para o vereador Wilton Dias, um dos idealizadores da reunião, o encontro foi produtivo, “nosso dever é aproximar os cidadãos e as organizações da sociedade civil com as demais esferas políticas do poder”, finalizou o vereador de Montes Claros. O Diretor de Assuntos Creditícios da Sociedade Rural, Luiz Guilherme Câmara, também participou da reunião. De acordo com a Medida Provisória (MP), as renegociações deverão ser solicitadas até 31 de dezembro de 2021. (GIOVANNI RIBEIRO – Colaborador)