O senador e jornalista Carlos Viana, pré-candidato ao governo de Minas Gerais, filiou-se na última sexta-feira (1º), em Brasília, ao Partido Liberal (PL), tornando-se o candidato oficial do presidente Jair Bolsonaro em Minas. A chegada de Viana concretiza a busca do PL por um palanque para Bolsonaro em Minas, uma vez que o governador Romeu Zema (Novo) tem tentado se descolar a própria imagem do presidente da República. A chapa encabeçada por Viana ainda terá o deputado federal Marcelo Álvaro Antônio (PL) como pré-candidato ao Senado.
“O Movimento Democrático Brasileiro (MDB), União Brasil, Partido Social Democrático Brasileiro (PSDB) e o Novo estão articulando ter uma candidatura própria no cenário nacional. Isso mudaria também as alianças em Minas Gerais, já que se o MDB ficasse nesse grupo com o PSDB e o Novo aí o atual governador Romeu Zema automaticamente seria o candidato à reeleição ao Governo de Minas. E eu? Como ficaria? Uma vez que já tinha me transferido para o MDB com o intuito de ser o pré-candidato do partido”, justifica a sua saída do partido Carlos Viana.
Carlos Viana explica que, além do mais, “diante da possibilidade do presidente ter candidato próprio ao Senado por Minas Gerais, Jair Bolsonaro tentou encaixar Marcelo Álvaro Antônio na chapa do atual governador Romeu Zema. Como não conseguiu fazer essa movimentação, para que tivesse palanque em Minas e um espaço para o deputado federal Álvaro Antônio como candidato ao Senado, Bolsonaro decidiu me convidar como o candidato pelo PL ao Governo de Minas. Assim, teria palanque e lançaria o seu candidato ao Senado”.
“O presidente precisaria de uma candidatura própria. Daí aconteceu uma movimentação no cenário nacional que contribuiu para minha candidatura pelo PL em Minas. Minha candidatura servirá de palanque para o atual chefe do Executivo federal tentar a reeleição”, frisa o senador.
DR. Samuel Viana
O filho de Carlos Viana, o advogado Samuel Viana, também se filiou na sigla do PL. Ele é pré-candidato a deputado federal por Minas.
O MDB tinha o senador Carlos Viana como candidato próprio em Minas. Entretanto, com o novo cenário político que se estava sendo desenhado, a formação da Aliança Nacional, Viana se viu forçado a sair do MDB.
“Eu quero ser candidato ao Governo de Minas e, no MDB, com essa Aliança Nacional refletindo no Estado, não teria espaço. Por isso decidi, articulei, junto com o senador Marcelo Álvaro Antônio – que é um exímio articulador – e com o filho do presidente Flávio Bolsonaro, essa minha ida para PL para firmar definitivamente a minha candidatura própria em Minas, que foi selada sexta-feira passada, quando o presidente Jair Bolsonaro bateu o martelo. O candidato ao Senado nessa chapa é Marcelo Álvaro Antônio, também fiel escudeiro do presidente Jair Bolsonaro”, comemora.
Vale lembrar
Inicialmente essa chapa composta pelo presidente Jair Bolsonaro em Minas Gerais tira votos do governador Zema, que são votos da direita. Cria também a terceira via no Estado.
Com a mão do presidente Jair Bolsonaro, que é uma mão forte, Carlos Viana tem grandes possibilidades de se eleger governador de Minas. Jair Bolsonaro tem muitos votos no Estado e pode transferi-los, deixando Viana um candidato muito competitivo. (GIOVANNI RIBEIRO – Colaborador)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)