GIOVANNI RIBEIRO
Jornalista
Natural de Braúnas, Minas Gerais, Carlos Viana (58 anos) já exerceu diversas atividades, entre elas a de engraxate. Foi representante brasileiro da empresa Deutsche Lufthansa AG para desenvolver projetos de divulgação sobre a Alemanha no estado de Minas Gerais durante seis anos, é jornalista, e apresentador de televisão. Em seu primeiro mandato como senador por Minas Gerais, ele tem uma história bem interessante de vida.
A exemplo da maioria dos grandes homens da política brasileira, como Juscelino Kubitschek, Getúlio Vargas e Tancredo Neves, antes de chegar ao poder, Carlos Viana teve uma infância muito difícil e pobre. Dizem os estudos que dificuldades enfrentadas na infância podem repercutir por muitos anos, causando, na idade adulta, diversos problemas.
Mas, para o senador Carlos Viana as dificuldades e a pobreza serviram como estímulo para mudar o seu destino de vida. Ele começou a trabalhar aos 12 anos, no bairro Amazonas, em Contagem. Nascido no interior mineiro é filho de motorista de caminhão e professora do lar e depois artesã.
Entre os anos de 1973 a 1975, “anos de chumbos, da ditadura militar, ele ia todos os sábados e domingos, pela manhã, em locais onde havia fluxo de pessoas a busca de fregueses interessados em engraxar os sapatos. Nessa época, ele recorda que muita gente chegava do interior para trabalhar na capital de Minas, Belo Horizonte.
Aos 14 anos, ele virou office boy do Banco Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Sua principal função era transportar os processos do banco de uma seção a outra. O interessante, segundo ele, é que ficava observando os projetos agrícolas do Norte de Minas e imaginando como seriam as áreas de plantios de fruticultura, principalmente do Projeto Jaíba.
Hoje, ele conhece o projeto pessoalmente e, como senador da República, ajuda esses pequenos e grandes irrigantes norte-mineiros, com a liberação de recursos por meio de emendas parlamentares. Toda vez que lembra sua história, Carlos Viana comenta “como a vida dá voltas”.
Outro orgulho do senador é que, desde os sete anos de vida, sempre estudou em escolas públicas. Carlos Viana se orgulha de sua trajetória humilde vencida com muito esforço e estudos. Por isso sempre ressalta que “a maior parte dos nossos jovens têm necessidade de terem oportunidades e não vejo outra forma de você distribuir renda no país e promover a igualdade se não for pelo ensino. E a melhor maneira de se desenvolver um país é o acumulo de conhecimento”.
Ele recorda que entrou na faculdade de Jornalismo já maduro, com 30 anos de idade. Carlos Viana é formado em jornalismo e pós-graduado em Gestão Estratégica de Marketing pelo Centro de Pesquisas Administrativas da UFMG.
Viana iniciou sua carreira profissional aos 24 anos, quando foi escolhido como representante brasileiro da empresa Deutsche Lufthansa AG para desenvolver projetos de divulgação sobre a Alemanha em Minas. Durante seis anos, Carlos Viana realizou diversas atividades e cursos no exterior, tendo visitado 16 países e levado milhares de brasileiros a conhecer as paisagens e feiras profissionais alemãs. Na época, o escritório da Lufthansa, em Belo Horizonte, se tornou um dos mais lucrativos em todo o Brasil.
A carreira de repórter de televisão começou na Rede Minas, depois seguiu para a TV Globo Minas e a TV Globo Bahia. Após voltar à Minas Gerais em 1999, ganhou visibilidade ao ser repórter e apresentador do Jornal da Alterosa, exibido pela rede de televisão mineira TV Alterosa.
Em seguida, Carlos Viana deixou o cargo de apresentador e editor assistente no Jornal da Alterosa, para apresentar e editar o Alterosa Urgente, programa que estreou no dia 16 de junho de 2004 na programação da TV Alterosa. O projeto era inovador e tinha como objetivo de mostrar as notícias de maior interesse de Minas Gerais, com informações instantâneas sobre o que de mais importante estivesse ocorrendo em Belo Horizonte.
Em outubro do mesmo ano foi para os Estados Unidos onde, na cidade de Cliffside Park Nova Jersey. Lá atuou como editor-chefe do National – The Brazilian Newspaper. Em 2007, ao voltar para o Brasil, foi contratado pela Rádio Itatiaia para apresentar o programa Plantão da Cidade.
Nesse mesmo período, atuou como âncora do programa de jornalismo e cobertura policial Balanço Geral, exibido pela TV Record Minas. Ele comandou o programa por quase um ano.
Em 2008, Viana deixou a apresentação do programa e a Record Minas, e retornou para a TV Alterosa, para novamente apresentar o Alterosa Urgente. Esta nova passagem pela emissora foi rápida, quando após três meses o jornalista desligou-se da emissora.
Poucos meses depois, Carlos Viana voltou à Record Minas onde apresentou o MG Record até junho de 2018. Na Rádio Itatiaia, ele atuou como apresentador do Plantão da Cidade até 15 de dezembro de 2018.
No jornalismo impresso, o Viana teve passagens por jornais da capital mineira como repórter da editoria de Veículos. Por dois anos, assinou uma coluna especializada em aviação em um dos jornais de maior circulação no Estado.
Política
Filiado ao Partido Humanista da Solidariedade (PHS), em abril de 2018, anunciou que seria candidato a uma das duas vagas de senador nas eleições estaduais do mesmo ano.
Em dezembro de 2018, anunciou seu ingresso no Partido Social Democrático (PSD). Em dezembro do ano passado, se filiou ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) com o objetivo de se candidata ao Governo de Minas nas eleições vindouras.
Carlos Viana é um homem simples e determinado. É um exemplo de um brasileiro que não desiste nunca.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)