Carlos Viana anuncia grandes obras para o NM e Vale do Jequitinhonha - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Carlos Viana anuncia grandes obras para o NM e Vale do Jequitinhonha

VINÍCIOS SANTOS

O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, estará em Montes Claros, nesta sexta-feira (24), para assinar a ordem de serviço para a execução do projeto, licenciamento ambiental e, consequentemente, o início das obras de asfaltamento da BR-135, entre as cidades de Manga e Itacarambi. Para o senador Carlos Viana (PL), um incansável lutador para que a obra fosse viabilizada, o asfaltamento da estrada vai gerar um enorme desenvolvimento parta o Norte de Minas.

“Há muitos anos, talvez décadas, Minas Gerais ficou sem obras na área rodoviária, asfaltamentos e até duplicações de rodovias, nós estamos buscando corrigir este atraso, atraindo investimentos do Governo Federal, e cobrando a execução dessas obras. Duas delas estão sendo anunciadas, e que são fundamentais para o Norte de Minas e o Vale do Jequitinhonha: a BR-135, entre os trechos das cidades de Manga e Itacarambi, um corredor fundamental, entre o Centro-oeste e o Nordeste, que precisa estar pronto, para o desenvolvimento da nova fronteira agrícola que teremos no Noroeste, em nossa Minas Gerais. São 250 milhões de reais aprovados, é uma licitação pronta, empresas escolhidas, agora é lutarmos no Orçamento para que os recursos não faltem”, disse o senador Carlos Viana, que acrescentou: “a outra BR, tão importante quanto a 135, é a BR-367, ligando as cidades de Jacinto a Salto da Divisa. Essa BR nasce, na verdade em Diamantina, e vai até o Sul da Bahia. Essa BR-367 ainda é estrada de chão, entre Jacinto e Salto da Divisa, um desrespeito a todo povo do baixo Jequitinhonha. Nós, agora, demos o Exército, autorizado a asfaltar e muito em breve, certamente em meados de agosto, já teremos as obras iniciadas, em um período de seca – o quê fará com que as máquinas avancem com mais rapidez, e o Jequitinhonha vai ganhar um corredor para o desenvolvimento da fruticultura, por exemplo; será um acesso mais rápido ao Porto de Ilhéus, no Sul da Bahia, um grande Porto, já planejado, pelo Governo Federal, e a fruticultura poderá então todos os produtos com qualidade para a exportação, para a entrega em outros estados. A questão da própria mineração do lídio, que é muito cobrada, lá na região do Jequitinhonha, nós poderemos viabilizar o beneficiamento do minério assim que a BR-367 estiver asfaltada. É um compromisso meu, enquanto senador, com o Norte de Minas, com o Vale do Jequitinhonha, com Minas Gerais, para que a gente possa trazer este asfalto e executar essas obras. Estou muito animado de que em breve nós teremos as duas executadas e o respeito devolvido ao nosso povo de Minas Gerais”, finaliza Viana.

O trecho possui aproximadamente 50 KM, e é o único da BR-135 que ainda segue sem asfalto. O custo estimado da obra é de cerca de R$ 237 milhões. A assinatura da ordem de serviço BR-135 e anúncio obras BR-367 será às 10h, nesta sexta-feira (24), na Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – AMAMS.