Carlos Viana ajuda na construção de barragens em regiões carentes de Minas - Rede Gazeta de Comunicação
Carlos Viana ajuda na construção de barragens em regiões carentes de Minas

O senador Carlos Viana (PSD), vice-líder do Governo no Senado Federal, destinou recursos parlamentares para aquisição de uma retroescavadeira que foi destinada ao Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) para construção de barragens no Norte de Minas, no Vale do Jequitinhonha e do Mucuri. Essa ação objetiva minimizar os problemas causados pelas longas estiagens na região.

Este maquinário foi usado no distrito de Santa Tereza do Sul, em Brasília de Minas, para construir uma barragem de porte médio-grande, que resolverá o problema de abastecimento de água de boa parte dos distritos do município.

“A nossa meta é conter, através desta barragem, as águas das chuvas que caem nos meses de outubro, novembro e dezembro. Anteriormente, todo esse volume de água escorria e ia embora, agora vai ficar retida o ano todo para o abastecimento humano”, explica Carlos Viana.

Considerada de tamanho razoável, a barragem de Santa Tereza do Sul, tem paredes altas de contenção, para acumular a maior quantidade de água possível.

Carlos Viana ressaltou que esse tipo de benefício não será exclusivamente para o Norte de Minas. Outras regiões, como os vales do Jequitinhonha e Mucuri, também serão beneficiadas em breve.

O senador fez questão de ressaltar que todo esse trabalho de construção da barragem foi com licença ambiental. “Água nas torneiras e para matar a sede. Em nossa Minas Gerais, milhares de famílias sofrem com a falta de abastecimento. Dignidade é o que elas precisam para viver melhor e prosperar”, observa o senador. 

O técnico agropecuário da Emater de Brasília de Minas, Alex Braga explica que, depois de concluídas as obras, mais de 300 famílias serão beneficiadas com o empreendimento. Ou seja, não faltará mais água, durante o período da seca em cerca de quatro comunidades. (GIOVANNI RIBEIRO – Colaborador)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: