As obras das barragens do Norte de Minas, como a de Jequitaí e Berizal serão prioridades tanto pelo Senado Federal quanto pelo Governo de Minas. A afirmação é do senador e vice-líder do governo Carlos Viana (PSD). Viana e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), estiveram na semana passada reunidos com o governador de MG, Romeu Zema e com o presidente da Assembleia Legislativa, Agostinho Patrus. Nas conversas: o desenvolvimento do Estado e a importância de acabar com a crise de falta de água no Norte de Minas. “As obras são fundamentais para o combate à seca que assola a região. E sempre foi um compromisso meu trabalhar para retomar a construção das barragens”, disse Viana.
A barragem de Jequitaí já tem mais de R$ 50 milhões disponível e as obras já estão iniciando. Ela vai beneficiar 16 municípios e tem previsão de gerar 35 mil empregos diretos e mais de 50 mil indiretos. “O presidente do Senado fez este compromisso comigo. O trabalho para reinício das obras da barragem de Berizal e a continuação da barragem de Jequitaí”, explicou Viana. As obras da barragem de Berizal estão paradas há mais de 10 anos. Com a sua finalização será possível a exploração agrícola das terras de suas margens, aumentando a produção de frutas, verduras e outros produtos.
ACORDO VALE – Vale, Governo Federal e Judiciário assinaram acordo para reparação do dano causado a Minas Gerais pela tragédia de Brumadinho. O valor de R$ 37 bilhões será usado para obras, investimentos e projetos em todo o estado, e também para programas de auxílio às vítimas e famílias. “Sempre defendi, desde a CPI de Brumadinho, que a Vale tinha que, além de indenizar às vítimas, reparar o Estado. Não é para se comemorar esse acordo, porque vidas não tem preço. Isso é o mínimo que a empresa tinha que fazer”, ressaltou o senador Carlos Viana.
Durante encontro com o governador do estado também ficou definido que a construção da rodovia de Urucuia-Pintópolis e a ponte de São Francisco serão prioridades do governo. Os recursos usados virão dos acordos firmados com a Vale. Esta prioridade foi um pedido do senador Carlos Viana e do deputado estadual Arlen Santiago (PTB). (GIOVANNI RIBEIRO – Assessor de imprensa)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)