O senador Carlos Viana, vice-líder do presidente Jair Bolsonaro no Senado Federal, esteve ontem no Norte de Minas, acompanhado do seu filho, Dr. Samuel Viana, e do deputado estadual Arlen Santiago (PTB), para acompanhar e fiscalizar de perto os projetos iniciados há dois anos e que agora tem sequência, como as obras do sistema de irrigação do Projeto Gorutuba, localizado no município de Nova Porteirinha e considerado o segundo maior da América Latina. “A questão do Gorutuba, quero entregar o mais breve possível a fase que estava parada e que foi retomada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf)”, explica o Carlos Viana.
Segundo ele, também já está sendo discutido sobre a segunda fase da ligação do rio Jaíba até a barragem do Bico da Pedra, que vai ajudar no abastecimento de água para irrigação e das pessoas em toda região da Serra Geral. “Vamos começar a discutir a questão de pavimentação das estradas rurais. O distrito de Quem-Quem em Janaúba será asfaltado pela Codevasf numa iniciativa nossa com o prefeito José Aparecido. E nós vamos começar a buscar recursos e também com um trabalho conjunto com o governo do estado para asfaltá-los ou pelo menos conseguirmos chamado o “Tratamento anti-pó” para as rodovias e sinais daquelas de escoamentos das nossas produções”, comenta Carlos Viana.
Ele afirma que o Norte de Minas continuará sendo bem atendido e ouvido pelo seu mandato. “Meu mandato e meu filho, Dr. Samuel Viana, que é advogado e meu braço direito estarão sempre à disposição para ouvir e buscar soluções para os problemas pertinentes ao Norte de Minas”, garante.
PROJETO JEQUITAÍ – Carlos Viana diz que, juntamente com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, estão traçando o maior plano de combate à seca e de geração de renda no semiárido dos últimos 30 anos. “Nós estamos trabalhando, serão quase R$ 350 milhões a serem investidos nos próximos anos. Assim que nós terminarmos toda a parte burocrática, o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) vai assumir as obras de Jequitaí e, queira a Deus, nós ainda este ano vamos reiniciar as obras para construção da barragem, dessa vez em definitivo”, disse.
De acordo com ele, para o reinício da construção da barragem de Jequitaí, de início, foram liberados R$ 57,8 milhões. Depois de pronto, o empreendimento vai beneficiar mais de 15 municípios da região, inclusive, Montes Claros. Conforme o senador, esse é um compromisso do presidente Jair Bolsonaro tem com os mineiros e ele virá a Montes Claros para prestigiar o lançamento do início das obras. “Assim, Jair Bolsonaro fará o anúncio pessoalmente desse projeto de combate à seca para o semiárido mineiro.
O projeto é aguardado pela população norte-mineira há mais de 50 anos. Carlos Viana explica que, com a barragem, será possível controlar as cheias, regularizar as vazões do rio Jequitaí, viabilizar a irrigação e contribuir para o desenvolvimento econômico da região. Estima-se que o projeto será capaz de gerar cerca de 35 mil empregos diretos e 70 mil empregos indiretos, fortalecendo a agricultura familiar e o polo agroindustrial já existente na região. (GIOVANNI RIBEIRO – Assessor de imprensa)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)