Carlos Viana acende uma luz de esperança para o povo norte-mineiro - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Carlos Viana acende uma luz de esperança para o povo norte-mineiro

O senador Carlos Viana (PSD) surgiu como uma esperança para todos nós norte-mineiros, que ficamos muitos anos jogados literalmente às traças, sem nenhuma representatividade no cenário político nacional. Lembro-me muito bem, que antes dele, senador a gente só via aqui na região no dia da eleição e na eleição subsequente para pedir votos. Há anos que sofremos com o descaso político e, principalmente, devido às secas prolongadas na região. O senador Carlos Viana tem sido assíduo e um grande batalhador pelas causas do Norte de Minas. Para se ter uma ideia do que ele vem representando e lutando em prol da região em Brasília-DF, decidi fazer um levantamento dessa maravilhosa trajetória política de dois anos como senador.

No Norte de Minas, Carlos Viana encontrou um grande parceiro e irmão, deputado estadual Arlen Santiago (PTB), que o levou a diversas cidades para conhecer de perto às dificuldades enfrentadas diariamente por falta de ajuda governamental e de água. Foi uma parceria que deu e está dando muito certo. Com isso, os dois estão se destacando, promovendo desenvolvimento e acabando com o sofrimento de muita gente, principalmente no que diz respeito à questão da escassez de água.

No ano passado, em 2019, Carlos Viana esteve aqui reunindo com lideranças políticas, religiosas e classistas cerca de 15 vezes (número recorde em visitas à região para um senador), quando conseguiu junto aos governos estadual e federal recursos para grandes empreendimentos em 2020. Foi um ano de interação e conhecimento, que serviu para conhecer um pouco a vida sofrida que subsistíamos sem ajuda nenhuma dos governos, um verdadeiro descaso governamental. Um abandono só.

Com Carlos Viana no Senado Federal e agora vice-líder do governo Jair Bolsonaro, a esperança retorna no coração do povo norte-mineiro. Os primeiros sinais são evidentes, em menos de dois anos, ele conseguiu provar que não podemos nos desiludir, temos que lutar pelos nossos direitos e ter mormente esperanças. Nunca foi tão presente as ações do Governo Federal em prol da região, como vem acontecendo agora com o senador Carlos Viana em Brasília-DF. Ele conseguiu trazer em junho deste ano ao Norte de Minas, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, quando assinou em Montes Claros (MG), a liberação de R$ 59,2 milhões para a retomada de obras que estão beneficiando a produção agrícola em perímetros irrigados mantidos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Os recursos estão auxiliando os projetos Gorutuba, Jaíba e Jequitaí.

A conclusão das obras de reforma do Projeto Gorutuba, em Nova Porteirinha, deverá ficar para o início de 2021. Orçada em 12 milhões de reais, o senador disponibilizou através de emendas parlamentar, 3 milhões de reais, e o governo Federal, entrou com contrapartida de 9 milhões de reais, através da Codevasf, evitando perdas financeiras para a região.

O Perímetro de Irrigação Gorutuba tem 127 quilômetros de canais instalados para a irrigação de mais de 4,7 mil hectares. Com o investimento federal será possível modernizar o sistema de condução de recursos hídricos para a produção, com automação e a substituição de canais abertos por tubulações. A expectativa é que o uso da água seja reduzido em 40%, diminuindo custos de operação e possibilitando a ampliação da área irrigável.

A unidade atende agricultores familiares e lotes empresariais. Em 2019, foram produzidas 27,3 mil toneladas, principalmente de banana, manga e mogno. As atividades empregaram 5,4 mil profissionais direta e indiretamente no último ano. Já o projeto Jaíba, considerado o maior em área contínua da América Latina, e localizado na cidade do mesmo nome, recebeu recursos para a recuperação de canais de irrigação no valor de R$ 2,9 milhões.

Por sua vez, o projeto Jaíba comporta 107,6 mil hectares, dos quais 65,8 mil hectares são irrigáveis. O montante disponibilizado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional está custeando a limpeza e o desassoreamento do canal principal de abastecimento do perímetro. As duas primeiras etapas do Jaíba, em operação, produziram mais de um milhão de toneladas de alimentos no ano passado. As culturas de maior destaque são banana, manga, limão, milho e cana-de-açúcar. No perímetro, foram gerados mais de 15,3 mil empregos.

GIOVANNI RIBEIRO – Assessor