Carlos Pimenta propõe debate sobre a seca em Minas Gerais - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Carlos Pimenta propõe debate sobre a seca em Minas Gerais

A situação da seca em Minas Gerais, especialmente na região Norte do Estado, sempre preocupou o deputado estadual Carlos Pimenta. Diante disso e fundamentado numa série de reportagens do jornalista Luiz Ribeiro que trata sobre os efeitos mais drásticos do aquecimento global no Norte de Minas, cuja temperatura ultrapassa a do Nordeste, o parlamentar propôs na Assembleia Legislativa, através das comissões de Agropecuária e Meio Ambiente, um amplo debate público sobre o assunto.

O objetivo do encontro é discutir as alterações climáticas em Minas Gerais e suas consequências na produção agropecuária, reserva hídrica e medidas urgentes do estado em favor da população, em especial a do norte do Estado que já está sofrendo com a situação. “Eu quero entender a que ponto estamos vivendo com essas mudanças climáticas que já se projeta um aquecimento de 1 grau e meio para a próxima década. Estimativas baseadas no pior cenário da ONU indicam que cidades mineiras podem enfrentar calor hoje registrado em algumas das capitais mais quentes do país”, revela o parlamentar.

Programado para ser realizado ainda este ano, o debate público reunirá estudiosos da área, cientistas, pessoas ligadas ao agronegócio, ambientalistas, autoridades dos governos federal e estadual, além de representantes do Norte de Minas.

Ao recordar trechos da música Sobradinho, composta por Sá & Guarabyra, “o sertão vai virar mar o medo que algum dia o mar também vire sertão”, Carlos Pimenta fala da dificuldade de viver esse momento, “com chuvas no Sertão Nordestino e uma seca implacável no Norte de Minas”. Na oportunidade, o parlamentar comentou sobre o Estudo de vulnerabilidade Regional das Mudanças Climáticas em Minas Gerais, pautado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente. (GA)