Carlos Pimenta pede prioridade de seringas para o Norte de Minas - Rede Gazeta de Comunicação
Carlos Pimenta pede prioridade de seringas para o Norte de Minas

GIRLENO ALENCAR

O deputado Carlos Pimenta, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, solicitou ao Estado que priorize o Norte de Minas na distribuição das seringas agulhadas a serem usadas na vacinação contra a Covid-19. Ele explica que o Estado adquiriu 50 milhões de seringas agulhadas, das quais mais de 19 milhões já chegaram ao território mineiro, e comprou 617 câmaras refrigeradas para armazenamento dos imunizantes, dentro do Plano Estadual de Vacinação para a Covid-19, para atender todo interior mineiro, mas lembra de que o Norte de Minas apresenta característica diferenciada e tem de ser tratado de forma especial, pois tem muitos municípios com grande extensão territorial.

Ele cita como exemplo as cidades de São João do Paraíso, que fica a 330 quilômetros da Superintendência Regional de Saúde em Montes Claros, ou Ninheira, a 380 quilômetros. Tem ainda Januária, cujo território é maior do que o Estado do Sergipe e tem localidades como o distrito de São Joaquim, a 120 quilômetros da cidade; ou mesmo Buritizeiro, com grande extensão. Os 86 municípios do Norte de Minas são distribuídos na Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros e nas Gerências Regionais de Januária e Pirapora. A logística elaborada pela SES-MG também leva em conta uma vacinação gradual durante o ano – e não em uma data única.

O Estado recebeu mais um lote com aproximadamente 600 mil seringas agulhadas que serão utilizadas para a vacinação contra a Covid-19 no estado. O carregamento faz parte das 50 milhões de unidades adquiridas de forma antecipada pelo governo mineiro, seguindo o Plano Estadual para Vacinação contra a doença. Deste total, 20 milhões já chegaram à Central Estadual de Rede de Frio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), em Belo Horizonte, que já iniciou a distribuição aos municípios mineiros. O material será encaminhado às cidades por meio das superintendências e regionais de Saúde.

O deputado Carlos Pimenta comemora os dados que apontam Minas Gerais como o estado brasileiro com a menor taxa de mortalidade da doença por milhão de habitantes. Desde o início da pandemia, uma série de medidas foi tomada com antecedência, como ampliação de leitos de UTI (de 2.072 em fevereiro para cerca de 3.900 atualmente), distribuição de 1.047 respiradores aos municípios e investimento de R$ 2,2 bilhões no combate à doença. “Sou testemunha da seriedade do trabalho do governador Romeu Zema e da equipe da Secretaria de Saúde no enfrentamento ao Covid 19”, explica o deputado”.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: