GIRLENO ALENCAR
O deputado Carlos Pimenta (PDT), em pronunciamento Assembleia Legislativa, falou da necessidade de melhoria da infraestrutura urbana e citou como exemplo a necessidade de revitalizar a rodovia que liga Nanuque (Jequitinhonha/ Mucuri) à divisa com o estado de Espírito Santo. Ele considerou viável utilizar parte dos recursos do acordo com a Vale para esse objetivo, mas considerou que algumas obras não podem esperar a tramitação desse acordo na ALMG.
Dentre essas obras urgentes, Carlos Pimenta destacou a necessidade de se investir em melhorias na região do Projeto Jaíba, área de irrigação para cultivo em especial de frutas no semiárido mineiro (Norte). Segundo ele, vazamentos no principal canal que leva a água do rio São Francisco para a irrigação da produção resultarão na desativação desse canal por meses para reparos.
Além disso, a principal rodovia de acesso à área do projeto estaria tão danificada que pouco menos de 40 quilômetros levam de quatro a cinco horas para serem percorridos. A situação dificulta o escoamento da produção e eleva os custos de transporte das frutas. Assim, o deputado Carlos Pimenta afirmou ter solicitado ao secretário estadual de infraestrutura, Fernando Marcato, atenção à situação.
O parlamentar afirmou que recebeu a resposta do secretário que essas obras podem ser priorizadas, porém isso se daria a partir da aprovação do acordo com a Vale na ALMG. Carlos Pimenta criticou a subordinação de todas as obras a esse acordo e lembrou que o processo legislativo é, por definição, lento, dada a necessidade de discussão cuidadosa dos assuntos.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)